Viga de prédio em Santos cede e há risco de desabamento!! News

acidente_predio

Na manhã do dia 5/12, quinta feira, um edifício em Santos – SP teve um pequeno imprevisto que assustou muito os seus quase 180 moradores. O prédio é residencial e pegou todos de surpresa quando, por volta das 10h30, teve uma de suas colunas vergadas. O risco de desabamento parcial é claro, o que ocasionou a evacuação total do perímetro pelo Corpo de Bombeiros.

Alguns moradores acreditam que possa ser algum problema estrutural já muito antigo e que só veio se manifestar agora, outros já falam que o que ocasionou o estrago foi o processo de reformas pelo qual o edifício está passando recentemente. No momento em que a coluna começou a ceder, os funcionários estavam fazendo os últimos ajustes em uma das colunas de sustentação dele.

O barulho foi ouvido por pessoas próximas e os moradores sentiram um forte tremor. Antônia Gelsa é uma das moradoras, e afirmou o nervosismo de todos no momento da evacuação e disse que pensou, no início, que fosse um terremoto, pois sua cama tremeu.

O corpo de bombeiros foi chamado por um homem que passava pelo local no momento do acidente, que logo chegou e fez os procedimentos necessários, que foi retirar todos os moradores do prédio, de dois sobrados próximos e de mais dois prédios. A interdição foi início do problema, e no dia mesmo mesmo já seriam liberados.

Os moradores foram para hotéis e casas de parentes enquanto o problema era procurado. De acordo com a empresa responsável pelas reformas, o problema veio do solo, que de acordo com eles é um agravante na situação de vários prédios na região da orla de Santos, alguns inclusive estariam inclinados.

Porém, contrapondo essas ideias, Ernesto Habuchi, que é coordenador da Defesa Civil, afirma que não houve nenhuma movimentação frequente no solo, o que só deixa a possibilidade de que o prédio de 10 andares e 45 apartamento tenha apresentado realmente problemas estruturais, sejam esses provenientes da reforma ou já antigos, da época da construção.

Loja Construir

No mesmo dia as reformas e os reparos necessários já foram iniciados, e segunda feira acredita-se que já esteja pronto para receber novamente os moradores, mas os órgãos envolvidos devem dar o parecer positivo para isso, para evitar novos acidentes. O prefeito não se manifestou a favor e nem sobre as providências, deixou que o Secretário de Infraestrutura e Edificações se resolvesse com os realmente envolvidos.

viga-cede-santos-sp

Predio-sp

viga-cede-santos-sp-1

viga-cede-santos-sp-2

 

 

Fontes: Folha de São Paulo (1)Folha de São Paulo (2);

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Loja Construir
Viga de prédio em Santos cede e há risco de desabamento!!
0 votes, 0.00 avg. rating (0% score)

Tenho 18 anos e sou estudante de Engenharia Civil da Univix – Faculdade Brasileira, em Vitória, Espírito Santo.