UpRight, o aparelho que chega ao mercado para corrigir postura! Tecnologia

upricgt-07

Nesses tempos em que ninguém tem tempo e que ficamos tanto tempo sentados, a dor nas costas é extremamente normal até mesmo para as pessoas mais novas. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a estimativa é de que pelo menos 80% das pessoas sintam algum incômodo na coluna vertebral em algum momento da vida.

Baseado nesses dados, Oded Cohen, um designer israelense criou um dispositivo para ajudar a corrigir a postura da coluna vertebral no dia a dia. O nome é “UpRight” e está em processo de arrecadação de fundos em um desses sites de financiamento coletivo, o Indiegogo. Ele tem apenas 30 gramas e não é nem um pouco incômodo.

Ele funciona de maneira simples, vibrando assim que um de seus sensores capta o erro na postura. Ele contém vários desses que fazem o papel de identificar esse desvio. Sua fixação é feita na parte inferior das costas com um adesivo que evita reações alérgicas e funciona à bateria, que é carregada via USB.

upricgt-02

O que gera esse desconforto pode ser a quantidade de horas que passamos na frente de computadores, vídeo games, falando ao celular ou apenas manuseando um smartphone, sendo que esses atos podem ser próprios de nossa profissão, ou seja, não há como evitar. Cohen procura, de acordo com ele, acabar com a “epidemia da má postura”. O preço ainda está indefinido e não se sabe ainda se será viável e compatível com a nossa realidade.

Anderson Luís Coelho, presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região (CREFITO-4), acredita que seja uma ideia promissora e confia em sua capacidade, afinal, não será apenas alguém falando, mas um estímulo nervoso causado pela vibração que fará com que o usuário acerte sua postura.

upricgt-03

Loja Construir

É claro que, de qualquer maneira, o próprio corpo se manifesta com dores localizadas essa má postura. De acordo com Anderson Luís, “Existem mecanismos fisiológicos neuromusculares que realizam essa tarefa durante o dia”. Ele ainda disse que se por acaso esse mecanismo não estiver funcionando direito e o indivíduo não estiver sentindo esses “avisos”, é necessário fazer uma investigação e descobrir quais motivos estão desencadeando essas alterações nas funções corporais.

Completa ainda que o fato de estar corrigindo um usuário durante o dia, independente do tempo que ele use, não significa que essa ação de postura continuará mesmo depois que retirá-lo. Apesar de o produto estar sendo apresentado como eficiente em poucas semanas, é algo muito mais amplo e pode necessitar de um tratamento mais intenso. “A utilização de um dispositivo como única forma de tratamento não é suficiente já que não corrige a causa da disfunção física que levou a má postura e respectivas dores”, argumenta.

A ideia é boa, mas o público ainda não ‘comprou’, como costuma fazer com algumas outras. A arrecadação online de fundos está a um mês de terminar, e ainda faltam 10 mil de verba para que ele aconteça

upricgt-04 upricgt-05 upricgt-06

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Loja Construir
UpRight, o aparelho que chega ao mercado para corrigir postura!
0 votes, 0.00 avg. rating (0% score)

Tenho 18 anos e sou estudante de Engenharia Civil da Univix – Faculdade Brasileira, em Vitória, Espírito Santo.