O trem chinês que pega passageiros sem precisar parar!! Tecnologia

trem-sem-parada-1

Já pararam para pensar na diferença de tempo que se gasta para se locomover de ônibus e de carro? Mas por que a diferença tão grande se as velocidades não são tão diferentes? É, a resposta para isso está nas paradas. Cada vez que alguém deve embarcar e desembarcar de um ônibus ele perde velocidade para que aconteça esse processo de entrada e saída de pessoas. Engenheiros chineses, que procuram sempre alternativas mais rápidas de locomoção, pesquisaram maneiras de resolver o problema do tempo gasto para deixar e pegar mais passageiros, e consiste em um sistema que faz esse fluxo sem que o trem pare.

De acordo com o jornal inglês “Daily Mail”, que divulgou a novidade, uma viagem com distâncias superiores a 2000 km podem ter mais de 30 paradas. Entre Pequim e Cantão, cidades que se separam por valor aproximado ao citado, contando que cada parada dessas tenha apenas 5 minutos, teríamos 2h30 do tempo de viagem apenas gostos com paradas, tendo como base que gaste-se, normalmente, 8h para que o percurso seja feito.

trem-sem-parada

O projeto é do designer chinês Chen Jianjun e é simples. Há uma cabine de embarque que fica na estação, parada, e numa plataforma que fica acima do espaço destinado à passagem do trem chinês. Os passageiros embarcam no horário programado e esperam que o veículo passe. Assim que isso acontecer, essa estação pega velocidade com impulso do próprio trem e vai estabilizando-se, até que pare e acople-se ao acesso para as cabines. A outra cabine, a de desembarque, no entanto, fica na estação da mesma maneira, é solta e vai deslizando e perdendo a velocidade aos poucos até que os passageiros estejam parados e prontos para saltar.

Loja Construir

É algo novo, bem diferente e que tem um espaço bem selecionado para ele em todos os lugares, que cada vez mais precisam de viagens rápidas. Não há nem mesmo previsão para que ele saia do papel, mas não é nenhum sonho utópico, e pode tornar-se realidade em alguns anos. Redução de tempo, gasolina e energia, já que não precisa acontecer o processo de aceleração/desaceleração, que gasta um pouco de tudo. Confira o vídeo de apresentação do projeto a seguir:

 

Ótima alternativa, certo? Imagine um desses aqui no Brasil… A engenharia cada vez mais impressionando o mundo.

 

Fontes: Uol, Abril;

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Loja Construir
O trem chinês que pega passageiros sem precisar parar!!
0 votes, 0.00 avg. rating (0% score)

Tenho 18 anos e sou estudante de Engenharia Civil da Univix – Faculdade Brasileira, em Vitória, Espírito Santo.