Tecnologias nos estádios da Copa do Mundo de 2014 Tecnologia,Variedades

Reforma Beira rio

E na Copa de 2014? Como é que será? Há quem contesta e não coloca fé na Copa do Mundo de 2014 e quem afirme com toda a certeza que o Brasil não estará preparado para a realização desta competição. Muitas são as dúvidas e também as expectativas para o próximo ano. Mas, desta vez, não vamos contestar a capacidade ou se estaremos preparados ou não para sediar um evento de tamanho porte. Vamos falar das tecnologias que os estádios irão apresentar para a realização do evento.

As cobranças e exigências são muitas, afinal, os padrões FIFA exigem do melhor quando o assunto é o futebol. Portanto, confira as seis tecnologias inovadoras que estarão presentes nos estádios brasileiros que sediaram os jogos.

1 - Para deixar o espetáculo ainda mais bonito painéis de LED irão estar presentes na iluminação das partes externas dos estádios, proporcionando um espetáculo na combinação das cores e iluminação. Em São Paulo, a Arena Corinthians, terá a maior fachada de Led, trabalho realizado em parceria com a empresa Alemã Osram, que é uma das maiores empresas de iluminação do mundo.

Arena-Corinthians-LED

 

2 -  A tecnologia de transmissão de dados em alta velocidade 4G já foi aplicada em seis cidades sede da Copa do Mundo, porém, ainda restam dúvidas com relação às demais cidades se as mesmas estarão com a disponibilidade da 4G até o prazo estabelecido.

4G copa do mundo

 

3 - O estádio do Maracanã contará com quatro telões de 98 metros quadrados. E para quem for acompanhar os jogos nos estádios, outros telões de LED irão estar presentes para garantir que ninguém perca nenhum lance dos jogos.

telão maracanã

 

4 - Para o Estádio Atlético Paranaense, caso o tempo venha a não colaborar e chover no dia dos jogos, o estádio apresenta um plano b, ou seja, ele oferece um teto retrátil que em 15 minutos deixa o estádio coberto, sendo o único que contará com essa tecnologia.

Loja Construir

Estádio CAP

 

5 - Com o Goal Control 4D não restará mais dúvidas se foi gol ou não, o dispositivo verifica se a bola passou da linha gol e foi oficialmente adotado pela FIFA. Recurso que já foi utilizado na copa das confederações e estará presente na Copa do Mundo também.

FILE: FIFA Announce GoalControl-4D Will Provide Goal Line Technology For 2014 World Cup

 

6 - E por último a Spidercam, que nada mais é do que uma câmera que será acoplada em 16 cabos de aço posicionados na vertical e horizontal na parte superior do estádio, que assim, irá possibilitar cobrir de perto cada lance do jogo. Além de que será possível assistir transmissões em 3D e FULL HD.

Confira no clássico entre Real Madrid e Barcelona:

 

E mais esse:

 

Fonte: Oi

Texto de Michele Hodecker especialmente para o blog Engenharia do Futuro.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Loja Construir
Tecnologias nos estádios da Copa do Mundo de 2014
1 vote, 1.00 avg. rating (53% score)

Engenharia do Futuro

Espaço para engenheiros e (futuros) engenheiros!!! São bem-vindos todos que gostam do mundo da engenharia!