Steve Jobs School – Educação para uma nova Era! Tecnologia

SteveJobsSchool1

A tecnologia tomou conta de todas as esferas da sociedade e não adianta negar. Viver no passado é perder tempo para tudo aquilo que o futuro tem para mostrar.

Os engenheiros estão cada vez mais criativos, os arquitetos, os analistas de sistema, os cientistas, os médicos, e todos os outros que lidam diretamente com alguma área de pesquisa. Está tudo crescendo e a sociedade deve se adaptar, e não deixar que um choque de realidade tome conta dos mais jovens de repente.

Com esse ideal é que nasceram as Steve Jobs Schools. Com uma proposta de ensino totalmente diferente das demais. Melhor? Pior? Depende.

Diferente é a palavra certa. Uma proposta que liga na realidade. Não adianta deixar mais que as pessoas usem recursos ultrapassados simplesmente por querer resistir à nova realidade, que é tecnológica. Já há sete escolas da linha que funcionam na Holanda, que levam o lema “Educação para uma nova Era”. Seu desafio é preparar os jovens alunos para a realidade do novo século, que foi tomado pela tecnologia.

A estrutura escolar é basicamente a mesma: alunos em suas carteiras, com seu material, um professor, preparação para a vida. A estrutura é a mesma, mas a função, não. O professor agora é um orientador, na verdade. Ele tem mais autonomia de ensino e deve saber lidar e repassar princípios de acordo com sua responsabilidade.

Salas de aula saíram de cena e abriram espaço para grandes salões onde crianças aprendam desde cedo a interagir umas com as outras e com idades diferentes. Não mais ficam divididas ano a ano. Os de 4 anos já estão interagindo até com os de 7, e os de 8, até os 12, coisa que sempre foi amedrontadora. Os de 7 só podiam brincar com os de 7, os de 8, com os outros da mesma idade, o que vem a ser disseminado aos poucos da mesma maneira.

O material é, além de algumas coisas insubstituíveis, um iPad, que trás a maioria das funções necessárias para ensinar uma criança. Os pequenos aprendem a juntar o equipamento a um momento de esporte, por exemplo. “Nós queremos dar aos nossos alunos o melhor começo possível para a vida no século XXI com materiais convencionais e digitais”. Foi o que disse Maurice De Hond, um dos orientadores da escola, que é pesquisador e consultor digital.

Aqui o foco é, além de tudo, aprender também como utilizar esses novos recursos para evitar uma dependência e algumas doenças que vem sendo causadas.

É saber como usar e quando usar.

Adequar-se à realidade, como já falamos.

 

Veja abaixo o vídeo da escola, que mesmo em inglês, mostra como as coisas mudaram:

SteveJobsSchool2 SteveJobsSchool3

SteveJobsSchool5

Loja Construir

SteveJobsSchool6

SteveJobsSchool8

SteveJobsSchool7   SteveJobsSchool9   SteveJobsSchool14

SteveJobsSchool10

SteveJobsSchool11

SteveJobsSchool4

SteveJobsSchool12 SteveJobsSchool13   Fontes: Steve Jobs School, Hypeness;

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Loja Construir
Steve Jobs School – Educação para uma nova Era!
0 votes, 0.00 avg. rating (0% score)

Tenho 18 anos e sou estudante de Engenharia Civil da Univix – Faculdade Brasileira, em Vitória, Espírito Santo.