Seis estádios da Copa receberam certificação LEED. Sustentabilidade

Maracanã2

Aproveitando, novamente, o clima de Copa do Mundo, vamos dar destaque aos estádios construídos para a competição. Entre os 12 que foram construídos/reformados para sediar o evento, 6 foram contemplados com a Certificação LEED de sustentabilidade.

O que é a certificação LEED ?

LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) é um sistema internacional de certificação e orientação ambiental para edificações, utilizado em 143 países, e possui o intuito de incentivar a transformação dos projetos, obra e operação das edificações, sempre com foco na sustentabilidade.

O sistema LEED de classificação de construção verde, desenvolvido e administrado por U.S. Green Building Council, uma com sede em Washington, uma organização sem fins lucrativos dos líderes da indústria de construção criada para promover o projeto e práticas de construção que aumentam a rentabilidade e reduzem os impactos ambientais negativos dos edifícios e melhoram a saúde e bem-estar de seus moradores.” – Texto retirado do artigo “Certificação LEED e seus Benefícios”, publicado no blog Construir, e o link direto está no final deste.

Esses seis estádios são a Arena Pernambuco, localizada em São Lourenço da Mata, Arena da Amazônia, em Manaus, Fonte Nova, na capital baiana Salvador, o Castelão, na cidade de Fortaleza, Mineirão, em Belo Horizonte, e o grande Maracanã, palco da final que fica na cidade maravilhosa, o Rio de Janeiro! A certificação chegou a eles por terem usado recursos sustentáveis durante a construção/reforma das arenas e por ter também essa utilização em seu projeto de manutenção.

Recebendo essas certificações, o Brasil alcança o ranking dos 5 países de todo o mundo com maior número de projetos certificados, com uma área total desses projetos somada em mais de 3 milhões de m² brutos.

Vários recursos tecnológicos, e que infelizmente contém um alto valor no mercado, também tiverem esse alto valor para influenciar no recebimento da certificação. Entre eles esteve a execução de projetos para redução do consumo de água, a reutilização de água da chuva, redução no consumo de energia também com a execução de projetos estratégicos, uso de uma série de materiais reciclados, diminuição de resíduos de construção e também a compra dos materiais de construção com fornecedores locais, um dos itens que soma pontos para o órgão gestor do prêmio.

Anteriormente o Brasil havia recebido a certificação também da Arena Grêmio, em Porto Alegre. Veja mais sobre isso clicando AQUI.

Loja Construir

Agora veja também o artigo Certificação LEED e seus Benefícios, que fala tudo sobre o certificado!

Arena Castelão

Arena Castelão

Arena da Amazônia

Arena da Amazônia

Arena Fonte Nova

Arena Fonte Nova

Arena Pernambuco

Arena Pernambuco

Maracanã

Maracanã

Mineirão

Mineirão

Fonte: Infraestrutura Urbana

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Loja Construir
Seis estádios da Copa receberam certificação LEED.
0 votes, 0.00 avg. rating (0% score)

Tenho 18 anos e sou estudante de Engenharia Civil da Univix – Faculdade Brasileira, em Vitória, Espírito Santo.