Engenharia de Segurança do Trabalho Carreiras

capa

 

Atualmente, a segurança no trabalho tem se tornando uma das principais preocupações da sociedade moderna, ao lado da gestão e do controle ambiental. A prevenção de acidentes de todo tipo é parâmetro importante em qualquer projeto ou empreendimento, envolvendo a redução dos altos custos humanos e materiais, e conseqüente melhoria das condições sociais.

No país, ainda são poucos os cursos de bacharelado. Mais de 90% das instituições oferecem a Engenharia de Segurança do Trabalho apenas como curso de especialização (seja nominado como pós-graduação ou extensão).

 

O que faz um engenheiro da área? tecnico_seguranca_trabalho

Esse profissional administra e fiscaliza a segurança no meio industrial, organiza programas de prevenção de acidentes, elabora planos de prevenção de riscos ambientais, faz inspeções e emite laudos técnicos. Assessora empresas em assuntos relativos à segurança e higiene do trabalho, examinando instalações e os materiais e processos de fabricação utilizados pelo trabalhador. Orienta a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) das companhias e dá instruções aos funcionários sobre o uso de equipamentos de proteção individual. Pode, ainda, ministrar palestras e treinamentos e implementar programas de meio ambiente e ecologia.

 

Qual o piso salarial da categoria?

Para 6 horas diárias: Piso de 6 salários mínimos (aproximadamente 4 mil reais) .

Para 7 horas diárias: Piso de 7,5 salários mínimos (aproximadamente 5 mil reais) .

Para 8 horas diárias: Piso de 9 salários mínimos (um pouco mais de 6 mil reais) .

Observação: O engenheiro que trabalha 06 horas por dia deverá receber 06 salários mínimos, e aqueles que trabalham acima de 06 horas, deverão acrescentar, a cada hora, o percentual de 50%. (O piso apresentado aqui é calculado com base no salário mínimo de  678 reais)  .

aula-pratica-de-seguranca-no-trabalho

O mercado: 

Loja Construir

Há demanda de trabalho para este engenheiro na indústria da construção civil, indústrias químicas e petroquímicas, siderúrgicas, metalúrgicas, mineradoras, etc. Também existe espaço para atuar como assessor de empresas na implantação e implementação de sistemas de segurança e saúde no trabalho, auditorias e perícias judiciais. 

 

Público – Alvo do Curso:

O curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, modalidade presencial, destina-se a engenheiros, arquitetos, agrônomos e geólogos.

 

Regulamentação

Lei Federal nº 7.410 de 27/11/1985, Decreto Federal nº 92.530 de 09/04/1986.

 

seguranca

 

Grade curricular:

Na maioria dos cursos, o aluno aprende Introdução à Engenharia de Segurança do Trabalho,  Legislação e Normas Técnicas, Psicologia na Engenharia (tal como Comunicação e Treinamento), Administração Aplicada à Engenharia de Segurança, Prevenção, Proteção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações, Gerência de Riscos; Higiene, saúde  e doença no Trabalho, Proteção do Meio Ambiente.

Todos os cursos exigem a apresentação de TCC, porém a carga horária desta disciplina varia.

seguranca01A

 

fontes: Guia do Estudante, PecePoli, Poli, Senac, FMU, FOC, Wikipedia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Loja Construir
Engenharia de Segurança do Trabalho
0 votes, 0.00 avg. rating (0% score)

Veterana em Edificações do IFSP, é desde 2008, graduada também na área de humanas .