Primeira Revolução Industrial e seus favorecimentos Sem Categoria

reolucao 1

A Primeira Revolução Industrial, ocorrida na Inglaterra, durante o século XVIII, é a grande responsável por tudo o que somos hoje. Foi naquela época que as primeiras fábricas surgiram, bem como alguns modelos de produção.

Já que citei sobre fábricas que surgiram naquela época, vamos começar este artigo comentando como as mesmas funcionavam.

2

Muito trabalho! É dessa forma que podemos definir o interior dessas fábricas. Os burgueses, detentores do capital, eram os donos de tudo. Já os operários… Os operários, coitados, eram muito explorados. E eram pessoas de tudo quanto é tipo: homem, mulher, velhos, novos, crianças e etc. Isso mesmo, crianças. Um absurdo, não é mesmo? Naquela época, não havia tanta fiscalização, constituições e penas duras como atualmente.

Há um filme chamado “Tempos Modernos”, de Charlie Chaplin, que retrata muito bem o que acontecia naquela época. Quando você tiver tempo, pode acessar o próprio ‘YouTube’ para procurar pelo filme inteiro ou apenas trechos.

Resumidamente, Chaplin é um operário explorado, forçado a trabalhar sem parar. E o trabalho forçado, contínuo e repetitivo, o deixa transtornado e fazem com que seu personagem saia pelas ruas repetindo o movimento do trabalho.

Essa análise nos faz chegar a uma conclusão muito importante: o descaso dos donos dos modelos de produção para com seus funcionários. Não ligavam para a saúde dos operários, tanto é que as condições de higiene eram desumanas, o que, consequentemente, causava mortes.

Agradeça pelo seu local de trabalho e por ter onde recorrer caso a você sejam impostas medidas de trabalho que te prejudiquem de alguma forma.

Loja Construir

Deixando um pouco de lado o que de ruim acontecia, vamos aos pontos positivos. Por conta desse fato histórico, o volume de produção aumentou consideravelmente. O modelo artesanal foi deixado de lado. Ocorreu a aceleração do processo tecnológico e econômico.

Após e graças à Revolução Industrial, iniciou – se uma época de grandes invenções tecnológicas, tais como: máquina a vapor, calculadora mecânica, computador analógico, lâmpada elétrica, bateria, telégrafo e etc.

Devemos muito do que temos hoje a esse marco histórico. Para onde olhamos, podemos ver alguma coisa atualmente indispensável.

Comumente nos deparamos com familiares reclamando de suas respectivas profissões. Isso faz lembrar um artigo anterior que fiz, denominado “dinheiro ou felicidade”. Mas, se o seu familiar ou conhecido estiver reclamando apenas por reclamar, conte a ele o que ocorria na época da Revolução Industrial. Talvez acabe ajudando – o a ir com mais disposição para o trabalho, sabendo que há, hoje, uma legislação ao seu lado.

E então? Que tal comentar sobre seus possíveis “hobbies” caso não tivesse ocorrido a Revolução Industrial? O que você estaria fazendo agora?

3

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Loja Construir
Primeira Revolução Industrial e seus favorecimentos
0 votes, 0.00 avg. rating (0% score)

Tito Ribeiro

Estudante de Engenharia Civil da Univix – Faculdade Brasileira, em Vitória, Espírito Santo.