É preciso ser bom de cálculo para fazer engenharia?!? Carreiras

cálculo engenharia

Bem, até dez anos atrás eu responderia em letras garrafais: SIMMMM!!! Hoje tenho sérias dúvidas e explicarei o porquê!!

Em 1995, passei no vestibular de engenharia química em uma faculdade pública, em Lorena, interior de São Paulo. Era uma faculdade “ferrada”, difícil “pra burro”!! Tanto que, apesar de me virar muito bem em cálculo e física, aguentei apenas 2 anos. Minha ideia era fazer 3 anos e depois mudar para Engenharia Civil, na FEG, a Faculdade de Engenharia da Unesp, em Guaratinguetá, meu verdadeiro objetivo. Como fazia arquitetura em período integral e engenharia química a noite, não era possível cursar ainda engenharia civil, que também era de dia. Mas não me formei nem em química e nem na civil, infelizmente!!

No primeiro ano fiquei de exame apenas de química e passei para o segundo ano sem nenhuma dependência… Uma amiga, que cursava engenharia comigo e não trabalhava, ao contrário, ficou de exame em quase tudo e carregou  3 DPs. O segundo ano foi mais difícil e precisei optar entre me formar arquiteta ou passar para o terceiro ano em engenharia. Escolhi a primeira opção.

Minha amiga, que tinha muita, mas muitaaaa dificuldade nas disciplinas que envolviam qualquer relação com cálculo, não conseguiu passar desta vez. Nesta época, o sistema da faculdade mudou de anual para semestral. Foi um transtorno para os alunos antigos com DPs, pois mudou toda a grade dos primeiros semestres.

Eu me formei em arquitetura, abri escritório, me casei e fui tocando minha vida. Depois de uns 6 ou 7 anos recebo um convite para a formatura adivinha de quem?? Daquela minha amiga que tanta dificuldade tinha em cálculo!! Ela quase jubilou, mas se formou!! E hoje, depois de tantos anos, está superbem na profissão como engenheira de uma indústria farmacêutica!! Muito bem mesmo… E continua ruim de cálculo!!

Então pergunto: é preciso ser bom de cálculo pra fazer engenharia?? Eu acho que não. Se todos dominassem cálculo, não teríamos tantos ZEROS nas provas e vários alunos com dependências. Acho sim, que é importante gostar de matemática, física e disciplinas afins pois, caso contrário, o tempo na faculdade será insuportável.

formulasSer engenheiro é muito mais que decorar fórmulas, saber calcular ou projetar!! Precisa saber se comunicar, se expressar e ser um profissional multidisciplinar!!

“Ah, mas isso é papo de uma arquiteta que fez apenas dois anos de engenharia”, você pode pensar. Mas não sou a única com esta opinião.

Loja Construir

O papel do engenheiro na sociedade vem mudando a cada ano, disso não tenho dúvidas. O mundo mudou, por isso a integração da engenharia com outras áreas, segundo o prof. Otávio de Avelar Esteves, é fundamental para a formação do engenheiro. Para o docente da faculdade de engenharia da PUC-Minas, “hoje, o mercado de trabalho exige profissionais altamente qualificados. Isso implica uma integração tanto das áreas de atuação, como de conhecimentos específicos”.

E Inês Grosso,  professora de Engenharia da UniFei, também defende a ideia de que um novo perfil de engenheiro está nascendo no mercado de trabalho. Ele é um profissional que está atento às necessidades do mundo globalizado e exerce seu papel em conjunto com a sociedade disseminando seu conhecimento. “O engenheiro faz engenharia para pessoas, portanto, ele precisa saber se comunicar com essas pessoas e passar o seu conhecimento, a fim de que elas possam utilizar melhor sua criação, seu projeto”, afirma com convicção.

Sei que muitos discordarão, mas assim como defendo a ideia de que não é necessário saber desenhar para fazer arquitetura, também acredito que não precisa ser bom de cálculo para fazer engenharia. A persistência, disciplina, foco e força de vontade podem fazer a diferença para o aluno com mais dificuldades no aprendizado!! Por isso, não desanime e continue firme na busca de seu diploma e realização de seu sonho!! Se minha amiga chegou lá, você também pode!!!

E qual a sua opinião sobre o assunto??

Fonte: Universia

 

Aproveite também para conhecer nossa LOJA VIRTUAL, onde você encontrará vários cursos em DVD com CERTIFICADO reconhecido pela ABED – Associação Brasileira de Educação à Distância. Assim, além de aprender a manipular um novo software, ainda poderá usar a carga horária do curso para apresentar no relatório das Atividades Complementares de sua faculdade!!!

 

Logo construir + ABED transparente

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Loja Construir
É preciso ser bom de cálculo para fazer engenharia?!?
5 votes, 4.20 avg. rating (84% score)

Seguidora de Cristo, casada, arquiteta, professora universitária e blogueira, dedico muitas horas do meu dia gravando videoaulas de AutoCAD e Revit . Sou a idealizadora do blog Engenharia do Futuro e vários outros vinculados ao site www.construir.arq.br. Minha verdadeira vocação: ser professora!!! Visitem meu canal no youtube para conhecer um pouquinho de meu trabalho: www.youtube.com.br/robertavendramini.