Obras Incríveis: Ponte Bampo, na Coréia do Sul Engenharia Civil

Banpo-Bridge-Seoul

Localizada na cidade de Seul, na Coréia do Sul, ligando os distritos de Seocho e Yongsan, divididos pelo rio Han, fica a Ponte Banpo. A estrutura coreana fica acima de outra ponte, a Jamsu. Isso mesmo, uma ponte sobre a outra. Isso dá uma vantagem na hora de criar e mudar o aspecto físico do local. Ela foi finalizada em 1982 e é classificada como ponte de viga. Durante esses 31 anos sofreu algumas alterações que, inclusive, tornam-a esse símbolo de engenharia da cidade e do país.

A ponte “de dois andares” não utiliza sempre as duas vias. Quando o nível da água sobe muito, a inferior submerge, e passa a função para a outra. Quando em níveis normais, possui ciclovia e via para pedestres, dando acesso direto ao Parque Hangang Banpo.

O que chama mais atenção, além de todo um sistema de adequação aos níveis da água, é a sua característica de Fonte. É uma fonte de ponte chamada de Fonte Arco-íris do Luar. Nela há bocais que liberam água por seus 1140 m de extensão. São 10 mil saídas que lançam 190 toneladas de água por minuto, que, quando iluminadas, dão o que falar, é espetacular!!

Além de tudo a água é levada do rio que passa por baixo ao topo por 38 bombas, o que não gera nenhum tipo de desperdício e é 100% ecológico!!!

O espetáculo pode ser visto todos os dias, mas em determinados horários. Quem vai a Seul durante o meio de semana deve passar por lá às 12h30, 15h, 20h, 20h40 ou 21h20. Quem passar durante os finais de semana tem dois horários: 17 ou às 22h.

Confira algumas fotos dessa maravilha!

Banpo-ponte-5

Loja Construir

Banpo-ponte

Banpo-ponte-4

Banpo-ponte-3

Banpo-ponte-2

 

 

Confira um vídeo dessa belíssima obra da engenharia!!

Fontes: Wikipedia, Metamorfose Digital;

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Loja Construir
Obras Incríveis: Ponte Bampo, na Coréia do Sul
1 vote, 5.00 avg. rating (93% score)

Tenho 18 anos e sou estudante de Engenharia Civil da Univix – Faculdade Brasileira, em Vitória, Espírito Santo.