Poli-USP faz teste com tipo de concreto mais resistente para pavimentar vias. Engenharia Civil

asfalto-poli-usp

A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) sempre supera as nossas expectativas quando apresenta uma novidade. Dessa vez o que eles fizeram foi desenvolver um tipo de concreto para fazer a pavimentação de vias e que pode durar até um período incrível de 30 anos.

A parte estrutural contém uma armação de aço contínua, e isso dispensa completamente o uso de quinas, o que faz com que não trinque. O projeto foi feito em um trecho da Avenida Professor Almeida Prado, estendendo-se por 100 metros. A estrutura contínua de aço é coberta por uma camada de 24 cm de espessura com concreto, ainda assentado com uma camada de seis centímetros de espessura de concreto asfáltico, o que foi desenvolvido pela instituição. Ainda por baixo dessa estrutura há uma camada de 20 cm de espessura composta por macadame.

“Como o concreto tem o aço e é muito resistente, as fissuras não se abrem com a contração. Por isso, esse tipo de pavimento pode durar de 30 a 40 anos, ante os 10 a 15 anos do concreto comum”, explica o professor José Tadeu Balbo responsável pelo projeto e que pertence ao Laboratório de Mecânica de Pavimentos (LMP) do Departamento de Engenharia de Transportes (PTR) da Poli-USP. De acordo com ele, essa tecnologia já vem sendo utilizada em países desenvolvidos desde 1950.

Loja Construir

asfalto-poli-usp-01

Afirmamos também, além de que ele dura mais, que o material ainda é bem mais resistente em peso, e tem capacidade para uma carga muito maior do que o comum, sendo então o ideal para o nosso território, que tem a maior concentração de transporte de pessoas e cargas feitas através do meio rodoviário. Por mais que ele seja mais caro, cerca de 20%, o seu tempo de durabilidade compensa, já que é muito maior. A tecnologia ainda está em testes melhores, mas já esta disponível para ser usada a qualquer momento e por qualquer órgão público que tenha interesse.

Fonte: Infraestrutura Urbana

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Loja Construir
Poli-USP faz teste com tipo de concreto mais resistente para pavimentar vias.
0 votes, 0.00 avg. rating (0% score)

Tenho 18 anos e sou estudante de Engenharia Civil da Univix – Faculdade Brasileira, em Vitória, Espírito Santo.