Plástica de piso: Microfresagem e Revestimento autonivelante Engenharia Civil,Tecnologia

revestimento-autonivelante-5

 

Uma coisa muito normal em locais onde há pouco espaço, e até mesmo aqui no Brasil, ou quando não convém uma estrutura completa para um único objetivo, é fazer a utilização do mesmo espaço para várias atividades, como acontece, por exemplo, no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo. O chão, em alguns casos, deve passar por um processo de plástica de piso.

Duas técnicas conhecidas, e as mais usadas, são a de Microfresagem e a de Revestimento autonivelante. Voltando ao exemplo do Anhembi, acontece que em dias de carnaval ele é submetido a um processo de autonivelmento com uma microcapa polimérica. Quando passa esse período e se prepara para receber corridas da Formula Indy, passa pelo processo de microfresagem para aumentar a aderência das rodas ao chão. Veja mais sobre cada um deles:

 MICROFRESAGEM:

A microfresagem consiste num processo de cortes do plano de concreto. Esses cortes são feitos com discos de lâminas diamantadas e de profundidade e distâncias entre eles estrategicamente planejadas, visando uma modificação significativa, e para melhor. Melhora a qualidade da pista, deixa os veículos que por ali passam mais seguros e com um rolamento mais confortável e corrige eventuais irregularidades da pista, corrigindo falhas como macrotextura, que desnivela e causa impacto ao passar por cima.

O nome da máquina fresadora é “Diamond Grinding”, que significa, de forma bem literal, ‘moedor de diamante’. Ela é composta por discos diamantados ligados a um só eixo. Ele tem uma largura de 90 cm e é montado de forma que crie um cilindro regular de 39 cm de diâmetro. Ela vai cortando a via de maneira paralela ao seu eixo, nivelando com facilidade a pista e dando uma textura de veludo frisado. Claro que há versões maiores e usadas de acordo com o ambiente.

Se feito sem pessoal adequado, pode comprometer a qualidade e a vida útil do pavimento. Deve-se evitar os cortes diagonais à pista. Outra coisa importante sobre a máquina é a quantidade de lâminas que ela apresenta. No caso da fresagem, 180 ferramentas de corte são utilizadas. Para a fresagem fina, já mais do que dobre, com 370, e já na microfresagem, que é o foco, são instaladas 672.

O IRI de um pavimento é o Índice de Rugosidade Internacional é um nível que deve ser seguido para dar segurança e conforto aos carros que por ali passam, e devem ser seguidos, no caso de seu mínimo e máximo, à risca. Com o processo de microfresagem pode fazer com um que um pavimento desgastado pelo fator tempo reduza até cinco vezes o seu IRI, o que em alguns casos retoma a sua qualidade de quando novo, evitando até mesmo os ruídos que tanto incomodam quando passamos por lugares mais antigos. Confira um vídeo que mostra a prática de um processo de microfresagem;

 

REVESTIMENTO AUTONIVELANTE:

O revestimento autonivelante pode ser encontrado em mais de um tipo, que varia de acordo com o material usado e com as características que ele carrega, suas funções. Há o Autonivelante de Poliuretano e o de Epóxi, que pode ser condutivo ou não.

E quais os objetivos e vantagens de se fazer uma plástica de piso com um revestimento autonivelante? Bom, além da estática bem trabalhada e simples, ela tem grande resistência mecânica e química, o que deixa-o mais apropriado para locais de grande fluxo, como áreas comerciais e industriais. Entre as vantagens estão a facilidade de limpeza, a grande resistência à abrasão, que é nada mais do que o atrito e os impactos gerados por ele, alta resistência a fatores químicos, como produtos de limpeza e outros eventuais usados em laboratório, lojas, etc, resistência à ação dos raios UV, que costumam afetar a cor do piso, tem um ótimo visual, o que não deixa o ambiente pesado, tem a facilidade, que é um dos motivos de seu uso, de nivelar o piso e disfarçar irregularidades de acabamento ou até mesmo que tenham aparecido pelo fator tempo de uso, conforto térmico, pois não fica nem quente nos dias quentes e nem tão frio nos dias frios e é flexível, tanto no sentido literal de flexibilidade, para a movimentação do revestimento abaixo dele, quanto para as cores, que há aos montes e pode adequá-la ao ambiente.

Loja Construir

Ele é aplicado sobre o piso anterior ou pode aplicar uma camada antes para facilitar o nivelamento. São aplicados de 1 a 4mm de espessura para que ele firme pegue a cor, além de ficar do jeito necessário para o ambiente. Veja um vídeo que mostra como ele é aplicado:

Agora confira fotos dos dois processos de plástica de piso:

Microfresagem:

microfresagem3

microfresagem2

microfresagem

 

Revestimento autonivelante:

revestimento-autonivelante-4

revestimento-autonivelante-3

revestimento-autonivelante-2

revestimento-autonivelante-1

 

Fontes: Techne, Profix, Marcanti

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Loja Construir
Plástica de piso: Microfresagem e Revestimento autonivelante
0 votes, 0.00 avg. rating (0% score)

Tenho 18 anos e sou estudante de Engenharia Civil da Univix – Faculdade Brasileira, em Vitória, Espírito Santo.