Pesquisadores criam elastômero autorregenerativo News,Sustentabilidade,Tecnologia

capa

 

Criado por uma equipe de pesquisa liderada por Ibon Odriozola no Centro CIDETEC para Tecnologias Eletroquímicas em San Sebastian – Espanha, o elastômero parte das mesmas características regenerativas como da pele humana. 

Na primeira tentativa de fazer algo parecido, a equipe desenvolveu elastômetros de silicone de autocura, usando nanopartículas de prata como agentes de ligação cruzada. Infelizmente, quando uma pressão externa foi exercida, o caro componente de prata não mostrou-se comercialmente interessante. Agora eles alcançaram o objetivo de preparar elastômetros termorrígidos autorregeneradores, a partir de materiais poliméricos de partida comum, atrás de uma abordagem mais simples e barata.

Foram desenvolvidos elastômetros autorregeneradores que emendam-se, reformando os laços os agentes de ligação. Normalmente, o mecanismo de cura requer um estímulo externo, mas nesse caso específico, o processo se dá sem interferência externa. Mas, elastômetros autorregeneradores que podem alcançar a cura espontaneamente quantitativa na ausência de um catalisador, nunca haviam sido relatados antes.

O polímero pode aumentar a integridade e vida útil de peças de plástico em produtos cotidianos, como peças de carros, componentes elétricos e materiais domésticos.

Batizado de “Exterminador”  foi uma homenagem ao androide autorregenerativo de metal líquido do filme “O Exterminador do Futuro 2”. Segundo artigo publicado na Materials Horizons, da Real Sociedade Britânica de Química, ele age como um selante ou adesivo velcro, apresentando 97 % de eficiência de cura em apenas duas horas, não se rompendo quando esticado manualmente.

Loja Construir

Como o material é extremamente flexível, os pesquisadores agora estão desenvolvendo uma versão mais dura para aplicações industriais

Clique na figura, e seja levado ao vídeo de demonstração:

terminator-polymer

 

Fontes: Discovery, Yahoo News,  DiHITT, RSC.Org

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Loja Construir
Pesquisadores criam elastômero autorregenerativo
0 votes, 0.00 avg. rating (0% score)

Veterana em Edificações do IFSP, é desde 2008, graduada também na área de humanas .