Oito fatores indispensáveis para conseguir um bom estágio Sem Categoria,Variedades

Diverse business group meeting

O estágio é uma fase importantíssima na vida do universitário e é necessário para que conclua-se o curso. É um período de preparação para o que virá quando o tão sonhado diploma tiver em mãos. Hoje em dia, ser esforçado, pontual e ter iniciativa são umas das características que alguém que vislumbra uma boa vaga de estágio deve ter, mas ela está muito além disso.

Oito fatores que são imprescindíveis para conseguir adentrar-se ao mercado, dentre eles estão: a) Curriculum, b) Aparência, c) Pesquisa sobre empresas, d)Relacionamento, e) Confiança e Auto-estima, f) Network, g) Cursos complementares e h) Muita disposição.

a) Curriculum – Um curriculum deve ser produzido de forma muito cuidadosa. Há vários modelos na internet que podem te ajudar, mas basicamente deve conter suas especificações. Deve ressaltar suas conquistas e habilidades, mas nada que seja normal, como “trabalho em equipe”, coisas como essa são essenciais e não devem aparecer pois mostram insegurança. Coloque o que você é capaz através de cursos e da maneira como você procura estar atento às inovações e descrevendo as necessidades da empresa que você poderia preencher. Deve dizer, em casos muito específicos, o porquê de ter escolhido a empresa. Atenção para erros gramaticais. Algumas empresas deixarão passar em branco e olharão apenas o conteúdo, outras te descartarão de primeira.

b) Aparência – Esse tópico deve ser sempre bem seguido, e principalmente em casos de entrevista. Ter as unhas sempre cortadas, estar com a higiene pessoal sempre em dia, cabelos de bom tamanho e, no caso das mulheres, com cores não muito chamativas, homens de barba feita e usar roupas adequadas ao ambiente, afinal, não é nada adequado ou elegante ir a uma entrevista de emprego com bermuda e chinelo de dedo, ou até mesmo uma saia muito curta e um decote muito chamativo . Algumas pessoas simplesmente ignoram essa parte e acabam tendo dificuldade em conseguir entrar nas empresas, portanto, cuidado.

 

ESTÁGIO

 

c) Pesquisa sobre empresas – Procure conhecer as empresas das quais tentará fazer parte, poderá usar isso a seu favor. Empresas de engenharia, administração e outras áreas tem um mercado muito abrangente, consequentemente muitos setores que trabalham diretamente com uma habilidade específica. Esteja atento às vagas disponíveis, pois não adianta fazer um estágio numa área que nada acrescente à sua profissão. Procurar conhecer as necessidades, pois uma qualidade despretensiosa,  como o domínio básico do espanhol, pode te ajudar a entrar numa negociação chave, ou o domínio da informatica te colocando na modernização de um sistema. Conhecer a empresa, suas falhas e sua história aumenta as possibilidades de sua contratação.

d) Relacionamento – Foi falado no tópico “Curriculum” que nele não se deve citar algumas ‘qualidades’ como o ‘trabalho em equipe’, pois é algo básico. O bom relacionamento com o chefe e com os colegas da empresa é necessário e indispensável em qualquer área. Caso você tenha dificuldade em se relacionar, mesmo que profissionalmente, e não consiga trabalhar em grupo, mude isso, ou terá grandes problemas não apenas no estágio, mas em toda a sua vida profissional. Saber trocar ideias e viver em comunhão com os colegas de escritório e profissão é algo indispensável, mas também é algo que chama muito a atenção de quem melhor faz. O poder de cativar as pessoas também cativa o cliente, que é cativado pela empresa que ganha maior abrangência no mercado, e você ganha experiência e uma coisa muito importante, confiança para passar suas ideias e fazê-las funcionar, crescendo cada vez mais.

 

estagio equipe

Loja Construir

 

e) Confiança e Auto-estima – É muito importante ter confiança no seu potencial, e o principal: conhecê-lo. Se você não sabe o que é capaz, quem saberá? Se não tiver isso em mente, dificilmente conseguirá passar isso para a pessoa com a qual está tentando ser contratada. Se ela não tiver certeza de que você está confiante ao fazer publicidade de suas qualidades, não terá chances de derrubar aqueles que já vem treinando e pegando confiança no passar do tempo. No momento de uma entrevista, por exemplo, seja objetivo e convincente, e saiba se promover com muita confiança na bagagem que carrega.

f) Network – Conseguir uma boa vaga está diretamente ligada à experiência, às notas, à disposição, mas ajuda muito “ter contatos”. Quem já conhece os donos de empresas, ou amigos de donos das empresas, até mesmo pessoas que já trabalhem dentro de determinadas instituições vão ter mais facilidade, caso sejam persistentes, em conseguir  o estágio. Procure estar sempre tendo contato com engenheiros, vizinhos, parentes, amigos, amigos de amigos, conhecidos dos amigos, professores, etc… Procure espalhar o que você procura, e este é o momento de dizer suas qualidades, para que através daquela conversa que se espalha você consiga uma ocupação.

g) Cursos Complementares –  Toda a informação é bem vinda e quanto mais você possui, mais as empresas te procurarão. Cursos de línguas estrangeiras são essenciais para após o término do curso, e não seria diferente para os estágios. Cursos de informatica e alguns programas como Photoshop também são extremamente valorizados, e em algumas áreas há alguns mais específicos como o AutoCAD, Revit e Primavera.

 

estagio ingles

 

h) Muita Disposição – Talvez essa item seja o mais importante, ter muita, mas muita disposição. Não é a maioria que entra no curso que vem a se formar, mas grande parte desses chega ao estágio, o que torna as vagas, que já são limitadas, ainda mais concorridas. Desistir de uma área não  a solução, ela consiste em procurar melhorar, modificar o que deve ser modificado no curriculum, procurar fazer um curso que te dê mais chances de competir com todos aqueles que querem a mesma vaga e sempre correr atrás, ser cada vez melhor até que vejam o seu potencial.

Todos sabemos como é difícil encontrar um estágio, e algumas empresas oferecem seus serviços para ajudá-los. Vários sites disponibilizam vagas para cada localidade do país e podem te ajudar a conseguir o que tanto deseja, mas antes deve estar atento às necessidades que acabaram de ser descritas. Alguns sites de assistência: Manager, Site do Estágio, Catho e Ciee

Fontes: Empregos, Daqui pra Fora.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Loja Construir
Oito fatores indispensáveis para conseguir um bom estágio
2 votes, 2.50 avg. rating (62% score)

Tenho 18 anos e sou estudante de Engenharia Civil da Univix – Faculdade Brasileira, em Vitória, Espírito Santo.