Obras Incríveis: Palm Islands (Parte III) – Palm Deira Curiosidades,Engenharia Civil

Palm-deira - Copia

PALM ISLANDS

Em vários outros artigos de Obras incríveis presente em nosso blog, já foi ressaltado quão magnífica é a relação entre engenharia e natureza. Uma grande construção mostra exatamente a grandiosidade dessa interação, mas também deixa claro que ela nem sempre é tão harmônica como pensamos. Uma das obras mais espetaculares e arriscadas que o homem vem construindo é a das “Palm Islands”, um conjunto de ilhas artificiais dentro do Golfo Pérsico.

O projeto é dividido em três partes, denominadas por Palm JumeirahPalm Jebel Ali e Palm Deira. É, pelos nomes já deu pra perceber. As três possuem  formas de palmeiras.

Nelas serão construídos vários estabelecimentos residenciais, comerciais e áreas de lazer, e Dubai ganhou nada menos do que 520 km de praias. Todo o capital que vai ser movimentado apenas neste núcleo empresarial aumentará significativamente a participação da cidade no mercado internacional. Para se ter noção, a primeira das palmeiras, que já está pronta, e a segunda, que encontra-se momentaneamente com as obras paradas, podem ser vistas do espaço.

Quanto os “estabelecimentos residenciais, comerciais e áreas de lazer” citados acima, trata-se de coisas grandes. Em pouco tempo Dubai se tornou uma das grandes potências no turismo, então investirá em hotéis (terá cerca de 100 de luxo), residências de frente para o mar, prédios comerciais, shoppings, parques de diversões, uma infinidade de restaurantes e bares, todos de ponta, e até mesmo centros esportivos e spas.

Sat_Map_Jan_07_OL

 

PALM DEIRA

A Palm Deira é simplesmente a maior das três ilhas que fazem parte do grande e magnífico projeto das Palm Islands. Por ser a maior, seu projeto foi o último a ser apresentado e, consequentemente a ser construído. Em 2004 o projeto foi apresentado ao mundo. Foi previsto que estaria pronto em 2015, mas atualmente não se sabe ao certo. Ela será ‘simplesmente’ oito vezes maior que a Palm Jumeirah e cinco vezes maior que a Palm Jebel Ali. Sua capacidade é inacreditável: suportará cerca de um milhão de pessoas.

Para que isso aconteça, a construção foi dividida em partes. A primeira a ser desenvolvida foi a Ilha Deira, que em 2008 já tinha 80% de sua parte estrutural pronta. Ela será, literalmente, a ponte entre a cidade de Dubai e o restante da ilha. Sairão dela duas pontes que terão objetivo de conduzir o fluxo dessa região.

Loja Construir

Em 2007, devido à grande profundidade do local onde seria construída, precisou ser redesenhada e passou a ter 12,5km de comprimento e 7,5 de largura. Sua composição será bem parecida com as outras, ao falar de ocupação. Serão diversas áreas de lazer com shoppings, praias, parques, museus, aquários – inclusive um que será o maior do mundo, clubes, instalações esportivas, um anfiteatro com capacidade para 30 mil pessoas, etc. Terá também condomínios fechados e casas com saída para o mar, no estilo de Miami Beach, desde umas mais simples à grandes mansões de presidentes e de grandes empresários. Falando em empresários, não podemos esquecer do grande centro comercial. Serão várias lojas, multinacionais e novas empresas que procurarão seu espaço para ganhar aquele novo mercado cheio de pessoas influentes, dividindo o espaço com grandes empresas.

O principal ponto de negócios da ilha estará em uma das partes, chamada Palm Crescent, que fica no tranco da palmeira. O nome ‘Deira’ vem de sua localização no território, que era chamado de Zona Deira. Antes ele era muito bem movimentado, mas com o aumento das relações em outras áreas da cidade, acabou esquecido. A localização da ilha pretende retomar aquele lugar e revitalizá-lo.

Algo que não pode faltar é a infraestrutura básica. Os engenheiros estão trabalhando e pensando em como deixar o sistema de água, esgoto e energia em boas condições para que os moradores e visitantes não fiquem na mão. Além disso há o problema dos meios de transporte. Haverá área pavimentada por toda a ilha e suas folhagens e um sistema de transporte coletivo que levará as pessoas de um lado para outro, tendo em consideração todo o tamanho de sua extensão.

O término não está previsto, mas não há dúvidas do quão espetacular ela ficará! Haja tempo, cabeça e imaginação para isso tudo. Finalizo aqui a série das Palm Islands. Quando tudo isso se tornar possível o mundo verá ainda mais claramente o quanto a engenharia pode impressionar. Confira fotos da Palm Deira:

Palm-deira-3

Palm-deira

Palm-deira Palm-deira-2

 

 

Fontes: BHomes, Emirates;

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Loja Construir
Obras Incríveis: Palm Islands (Parte III) – Palm Deira
0 votes, 0.00 avg. rating (0% score)

Tenho 18 anos e sou estudante de Engenharia Civil da Univix – Faculdade Brasileira, em Vitória, Espírito Santo.