Obras Incríveis: Barragem de Sefidrud (Sefidrud Dam), no Irã. Engenharia Civil

Sefidrud Dam-1

Localizada na cidade de Manjil, na província de Gilan, no Irã, a Barragem de Sefidrud (Sefidrud Dam), também conhecida como a Barragem de Manjil (Manjil Dam), e é classificada como ‘contraforte’. Foi construída entre 1958 e 1962 com o objetivo de armazenamento de água para a produção hidrelétrica de energia e também para a irrigação dos grandes campos de arros em suas proximidades. Sua composição básica é de concreto simples com material base de Basalto e Andesito, o último proveniente da região dos Andes, de origem vulcânica e com propriedades que atribuem grande densidade ao material, que é necessário para construções como essa.

Suas dimensões são espetaculares. São 106 m de altura no centro, parte mais alta, 425 m de comprimento da borda, que contém 26 monólitos, postos a casa 14 m, e a sua largura da base é de mais 100 metros, tornando-a resistente o suficiente para a quantidade de água armazenada, que é de incríveis 1.700 milhões m³. Quando o volume ultrapassa esse valor estabelecido, as comportas de emergência são acionadas e cria um efeito impressionante, simulando um tipo de buraco negro, que chama muito a atenção dos turistas. A água chega ao limite das comportas e passa a escoar. A usina acoplada à barragem tem capacidade de  87 MW.

A primeira vez que precisou de grandes reparos foi em 1991, depois que, em 1990, foi afetado por um fortíssimo terremoto de 7,6 pontos na escala Richter com epicentro muito próximo à estrutura. Aproximadamente a 14 m abaixo do topo apareceu uma rachadura de ponta a ponta, que gerou vazamentos por causa dos danos permanentes à estrutura, que teve uma distanciação de aproximadamente 50 mm entre os monólitos, o suficiente para a passagem considerável de água.

Veja abaixo as fotos da barragem e de como fica quando está com comportas abertas.

Sefidrud Dam-6

Loja Construir

Sefidrud Dam

Sefidrud Dam-1

Sefidrud Dam-2

Sefidrud Dam-3

Sefidrud Dam-5

 

 

Fontes: NGDC, IITK

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Loja Construir
Obras Incríveis: Barragem de Sefidrud (Sefidrud Dam), no Irã.
0 votes, 0.00 avg. rating (0% score)

Tenho 18 anos e sou estudante de Engenharia Civil da Univix – Faculdade Brasileira, em Vitória, Espírito Santo.