Norman Foster inova no projeto da nova sede da Hankook! Engenharia Civil

hankook-technodome-04

A empresa Hankook, fabricante de pneus sediada em Daejeon, na Coreia do Sul, iniciou a construção de sua nova sede, que foi projetada pelo escritório do arquiteto Norman Foster, o Foster + Partners, de origem britânica, e deve ter inauguração apenas no final do ano de 2016, com um projeto inovador que ainda procura receber a certificação LEED de sustentabilidade.

hankook-technodome-03

O local é feito de forma oval e basicamente horizontal, que percorre 96.328 m² de área útil, dividida em outros cinco setores, como o de produção, unidade de testes, escritório, etc, e todos eles são de uma certa forma interligados, fazendo uma correlação entre as suas funções.

hankook-technodome-02

A estrutura horizontal é sobreposto por uma estrutura metálica em curva, que incorpora lanternins visando a maximização da ventilação natural e consequentemente a renovação contínua do ar, reduzindo relativamente a temperatura ambiente e não diminuindo também os gastos com refrigeração artificial. Esse teto ainda é dividido em determinados lugares por lâminas de vidro que maximizam a reutilização da luz natural, permitindo novamente um menor gasto com energia.

hankook-technodome-05

Loja Construir

Há ao todo, no prédio, 90 laboratórios de uso individual para o desenvolvimento de projetos, além de academia e centro de saúde para manter a saúde dos funcionários, sala multimídia para intervalos e um grande lago artificial na entrada sul que recolhe água das chuvas e leva para um sistema interno de refrigeração. Sem contar também nas instalações feitas especialmente para que a comunidade comum, os turistas, vejam como funciona o processo de funcionamento. Há uma série de máquinas que funcionam em salas específicas de visitação, assim como há também uma série de projetos culturais de integração dentro da própria empresa.

hankook-technodome-01

“Em resposta a uma análise detalhada da empresa, a disposição versátil e dinâmica tem como objetivo promover integrações e interações visuais e físicas entre os laboratórios e demais departamentos”, afirmam os projetistas.

Com esse desenvolvimento sustentável espera-se que o projeto receba a Certificação Energy and Environmental Design (LEED) da categoria Ouro, concedido pelo Green Building Council (USGBC)

Fonte: aU

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Loja Construir
Norman Foster inova no projeto da nova sede da Hankook!
0 votes, 0.00 avg. rating (0% score)

Tenho 18 anos e sou estudante de Engenharia Civil da Univix – Faculdade Brasileira, em Vitória, Espírito Santo.