Natron, o lago da Tanzânia que calcifica os animais Curiosidades

Animais de pedra Natrondestaque

Localizado no Norte da Tanzânia, o lago Natron não é exatamente o lugar onde os seres vivos em geral devem se banhar. Seu pH, que varia de 9 a 10.5 é muito alto para quase todas as espécies, salvo para um peixe conhecido como “Tilápia Alcalina”.

O lugar, além desse pH extremamente básico e uma altíssima quantidade de sal, pode apresentar temperaturas de até 60 ºC. O mais ‘interessante’, ou até mesmo trágico, é que todos os seres que caem ali ou que se atrevem a entrar por “conta própria” são calcificados.

Calcified Fish Eagle

Não se sabe ao certo, mas tudo indica que o lago reflete uma grande quantidade de luz, e isso atrai os animais. O autor Nick Brandt, procurando conteúdo para seu livro, em tradução livre, “Por toda a terra devastada”, esteve no local e registrou imagens de vários animais que foram calcificados pelo lago. São diversas aves e morcegos.

O cenário já é naturalmente assustador, e organizando os corpos dos animais, que encontram em perfeito estado, como se estivessem vivos, Brandt deixou ainda mais. A pomba, por exemplo, o símbolo da paz, ficou mais para um símbolo de Halloween, e sem querer forçar muito.

Animais de pedra Natron3

Às margens do lago é possível encontrar vários desses, e o autor e fotógrafo, este que participou, em 1995, da gravação do clip Earth Song, de Michael Jackson, soube muito bem como registrá-los.

Por vezes, ilhas de sal são formadas nos lagos, e por mais arriscado que seja, alguns flamingos ainda formam nelas, ninhos para abrigar-se.

Loja Construir

Seu nome leva com ele as características dessas águas que acumulam cinza vulcânica e tornam-no inabitável. Essas cinzas tem Natrão, que é um mineral produzido por bicarbonato de sódio e carbonato de sódio hidratado.

Calcified Bat II

Calcified Swallow

Animais de pedra Natron

Animais de pedra Natron2

Fontes: NewScientist; GizModo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Loja Construir
Natron, o lago da Tanzânia que calcifica os animais
1 vote, 5.00 avg. rating (93% score)

Tenho 18 anos e sou estudante de Engenharia Civil da Univix – Faculdade Brasileira, em Vitória, Espírito Santo.

Comentários

  1. […] que, ali, ousam entrar ou, ali, caem, são ‘calcificados’, o Lago Natron (veja a matéria aqui). Então, veio-me a mente usar tal matéria como metáfora para um texto. […]