A monumental Ponte Luiz I, em Porto, Portugal Engenharia Civil

DIGITAL CAMERA

Construída entre os anos de 1881 e 1888, a ponte Luiz I, conhecida como ponte D. Luiz tem dois tabuleiros que dividem o fluxo. A estrutura, que é de toda de metal, fica entre as cidades de Porto e Vila Nova de Gaia e sobre o Rio Douro.

O projeto de autoria do engenheiro Théophile Seyrig, de origem belga, tem design em arco, estende-se por 385,25 metros e pesa aproximadamente 3.045 toneladas. Ele já havia trabalhado anteriormente no projeto da ponte Maria Pia juntamente com Gustave Eiffel.

DIGITAL CAMERA

No lugar, antes da Ponte D. Luiz, havia a ponte Pênsil. Em 1886 foi inaugurado o primeiro dos dois tabuleiros na qual ela foi dividida, o superior. Em 1888 foi quando a ponte começou a funcionar 100% e abriu para o público a parte inferior.

Estranhamente é a ponte ter seu nome oficial como Luiz I, e não Don Luiz I, como é popularmente conhecida. Há boatos de que o rei não esteve presente na inauguração e, por causa do “ato desrespeitoso”, a população de porto decidiu retirar o ‘Dom’. Claro que isso é apenas uma lenda. Nos próprios jornais que datam o período da construção, sempre foi referida como “Ponte Luiz I”. Outras construções, como a da ponte Maria Pia (Dona Maria Pia) mostram que as construções que levaram nomes da família real não recebiam também o seu título como governantes. Embora não recebessem os títulos, a população sempre teve o hábito de chama-las com eles, devido à proximidade entre rei e povo.

A história por trás da ponte é muito mais do que uma vontade do governo e contratação de um engenheiro: foi aberto um concurso. A empresa deveria apresentar um projeto que, em dois tabuleiros, ajudasse na melhoria do trânsito que fluía fortemente entre Porto, Gaia e Lisboa por conta do grande avanço nas relações comerciais e industriais. Inúmeros concorrentes se apresentaram, até que o projeto da Société de Willebroeck ganhou e recebeu essa possibilidade.

Ponte Luiz porto portugall

Loja Construir

Em 2012 uma inspeção confirmou a necessidade de uma reforma para a ponte que há tanto tempo tão bem servia à população. Algumas mais simples como a troca de guarda-corpos e pinturas de vigas, e outras um pouco mais trabalhosas tendo em consideração o tamanho, como a reformulação das calçadas e na reparação das juntas de dilatação da estrutura.

Hoje ela tem alto tráfego de automóveis na parte inferior, enquanto a superior suporta a Linha D do Metrô de Porto.

 

Ponte don Luiz I

Ponte don Luiz I 2

Ponte Luiz porto portugal

Ponte Luiz I

Fonte: Wikipedia

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Loja Construir
A monumental Ponte Luiz I, em Porto, Portugal
0 votes, 0.00 avg. rating (0% score)

Tenho 18 anos e sou estudante de Engenharia Civil da Univix – Faculdade Brasileira, em Vitória, Espírito Santo.