Engenheiros agora atuam também como publicitários!! Carreiras,Variedades

crescimento-marketing-digital

A carência por engenheiros no mercado brasileiro é algo comentado há muito tempo e que serve de inspiração para várias pesquisas que procuram o paradeiro de tantos ingressantes nos cursos de engenharia, tenham esses se formado ou não. Entre as pesquisas direcionadas aos concluintes está a que procura entender em qual área eles estão trabalhando. Uma dessas mostrou que vários deles acabam adentrando ao mundo do Marketing.

Exemplos são Germano Batista e Fernanda Bertarini, formados em engenharia, respectivamente, no ITA e na USP, e hoje trabalham com publicidade. Não somente eles, mas 10% dos antigos colegas de turma de cada um deles também.

O porquê não é tão difícil de entender. Hoje, um publicitário não precisa somente saber como desenvolver um flyer legal, ou uma campanha convincente, ele deve, além disso, dominar conhecimentos matemáticos para calcular algumas coisas mais básicas e mais complicadas como variância, fazer teste de hipótese, conhecer o fluxo de pessoas e várias outras coisas que os engenheiros dominam muito bem, como a internet.

O mercado on-line é muito maior do que qualquer loja. Um empreendimento que possui uma boa loja online e um bom suporte na internet tem maior possibilidade de se dar bem do que uma tradicional que só tem ponto físico. Dados do Ibope comprovam isso, com a estimativa de que os recursos de publicidade online subiram 46% em relação ao mesmo período no ano passado. Vem crescendo muito e se torna, cada vez mais, requisito mínimo para um negócio.

marketing

É um mercado que movimenta muito dinheiro e passou a ser o terceiro maior meio onde os anunciantes investem em publicidade. Já passou a TV por assinatura e os jornais impressos, e movimentou, no período já citado acima, quase R$ 4 milhões somente em propaganda, e sem contar tudo que é movimentado em sites como o facebook, twitter e a gigante Google!

Várias análises devem ser feitas para que o maior público seja atendido. Por exemplo, vale a pena colocar aquelas mensagens interativas que ficam piscando o tempo todo e chamam atenção em uma página interna? Vale a pena apostar em anúncios nas páginas iniciais? São esses e outros questionamentos que os engenheiros procuram entender e solucionar, para que o investimento seja feito corretamente. Depois de feitos, deve utilizar o conhecimento estatístico para calcular todos os números atingidos e em questão de horas, e nessa parte dos números os engenheiros são bem experientes.

Loja Construir

As empresas ainda procuram profissionais da própria área de marketing para esses trabalhos com dados estatísticos, mas é um tipo de conhecimento que a grande maioria não tem, e não por não ser capaz, mas por justamente não gostar ou por não ter tido a oportunidade de aprender. Isso faz com que elas ofereçam cursos de especialização, embora alguns trabalhos devam ser feitos por pessoas da área de exatas.

Jairo Mandelbaum é um dos sócios da empresa OndaLocal, que atua com serviços de marketing online para empresas menores. Ele é mais um exemplo de engenheiro (formado em engenharia química) que atua na área publicitária e afirma que quem eles procuram na hora de contratar um publicitário, é alguém que tenha um bom nível de conhecimentos matemáticos, mas lamenta a dificuldade para se encontrar.

Internet-Marketing-diagram

Claro que isso não significa que o emprego dos publicitários esteja em perigo, pois por mais que a internet esteja crescendo significativamente e numa velocidade imensa, ainda há uma série de eventos, tendências e serviços que apenas a criatividade, e muita criatividade, pode fazer funcionar, e esse é o papel do verdadeiro “marketeiro”.

A tendência é que as faculdades adequem-se à nova necessidade do mercado e deem aos seus estudantes uma boa noção de análise de dados e de computação, para que estejam preparados para agarrar qualquer proposta de emprego. Aos que já atuam na área resta procurar uma série de cursos profissionalizantes, para não ficaram para trás.

 

Fonte: Folha de São Paulo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Loja Construir
Engenheiros agora atuam também como publicitários!!
1 vote, 5.00 avg. rating (93% score)

Tenho 18 anos e sou estudante de Engenharia Civil da Univix – Faculdade Brasileira, em Vitória, Espírito Santo.