Matemática Rio – Professor inova e muda o jeito de lecionar! Carreiras,Variedades

Procopio - Matemática Rio-capa

O terror da maioria dos alunos de ensino básico sem dúvida alguma é a matemática. Essa matéria é daquelas que necessitam um raciocínio rápido e muita atenção nos detalhes. Os professores, a maioria das vezes, são conhecidos pelas provas difíceis, embora essa dificuldade não seja encontrada por aqueles que gostam da matéria. É algo relativo e muito significativo, onde gostar ou não da disciplina faz total diferença no índice de rendimento.

Assim também pensa Rafael Procopio, professor de matemática de 30 anos que procurou mudar esse panorama negativo que a matemática trazia, tornando a aprendizagem mais fácil e interativa através da internet, meio onde os jovens passam a maior parte de seus dias. O professor criou no Youtube, rede social de compartilhamento de vídeos, o canal Matemática Rio. Os vídeos que ensinavam matérias de ensino médio e fundamental, todos de exibição gratuita, entraram no gosto dos estudantes e logo viraram febre. O canal já tem mais de 40 mil inscritos, ou seja, 40 mil pessoas que recebem as atualizações e ficam atentos à novos conteúdos.

Procopio - Matemática Rio

O início foi em 2010, ano no qual Procopio passou a lecionar na escola Rosa da Fonseca, que é da rede pública e funciona na zona oeste do rio. De principio não passava de uma ajuda a mais para os alunos, algo improvisado para que eles pudessem olhar quando chegassem em casa, quando estivessem fazendo deveres ou estudando para os testes. Com o passar do tempo e o aumento considerável nos acessos, os vídeos, que eram “bem toscos no começo”, de acordo com o próprio criador, passaram a ter um estilo diferente, mais interativo e que saísse do formato comum de ensino. E como? Nas palavras de Procopio, “comecei a colocar piadas e fazer paródias. Em vez de ficar só o quadro negro e a minha voz, eu resolvi aparecer também, mostrar a minha cara e isso ganhou um certo destaque”.

O que seria apenas uma válvula de escape para os alunos com maior dificuldade de uma escola passou a ser referência em todo o Brasil e até em outros países que falam a língua portuguesa, como Portugal e Angola. O Matemática Rio contém várias paródias de diversas temáticas diferentes e interativas, coisas jovens ou que estão em evidência na mídia, como o vídeo “Bonde das Matemáticas”, que usou a música “quadradinho de 8″ do Bonde das Maravilhas como o fachada, falando sobre o tema central, que é o dos cálculos. Com mais de 6 milhões de acessos, o vídeo apareceu como um dos mais acessados de 2013 na retrospectiva do Youtube. Apareceu também como tema a música “Show das Poderosas”, que virou o “Show das Matemáticas”. As pessoas que participaram do vídeo, diferente do primeiro, foram as próprias alunas da escola onde Rafael lecionava, sendo lá mesmo o cenário. Foram quase 300 mil visualizações.

Procopio - Matemática Rio-2

Todo o material é produzido pelo próprio professor. Roteiro, produção, filmagem, edição, etc, que demora cerca de dois dias para ficar pronto em termos técnicos. Isso o ajudou na hora de receber apoio da escola municipal e dos próprios alunos, que além de ajudarem na criação dos vídeos, participam e usufruem dele. Outros brincam com essa fama gerada, assim como Procopio. “Tem aluno que pede autógrafo e quer tirar foto junto. É engraçado porque você acaba ficando meio famoso”.

Os vídeos não são apenas assistidos em casa, mas agora também são levados para a sala de aula, como forma de introduzir a matéria. Projetor, caixa de som e uma boa base para maior aprendizado. “As aulas eram um pouco desinteressantes. Era aquela matemática chata. Aí eu percebi que quando a gente bota energia naquilo que faz, coloca humor, isso motiva o aluno e o adolescente”. Além de mudar totalmente a maneira de ensinar, mudou também o desempenho dos alunos, que aprenderam muito mais e gostando daquilo.

Loja Construir

Sim, o sucesso foi total com os alunos, diretores e pessoas interessadas em matemática por todo o país, mas não parou por ai. O google também mostrou grande interesse na ideia do professor e resolveu apostar. Convidou-o para o YouTube EDU. O que é isso? É uma plataforma, um canal, que deixa, no mesmo local, os melhores vídeos educativos em português, seja esse para ser usado por estudantes ou professores. Esse canal é responsável, além disso, por uma parceria para a criação de aulas digitais para uma nova plataforma educacional da prefeitura do Rio de Janeiro, a Educopédia.

Procopio - Matemática Rio-3

O professor esteve nos EUA para receber treinamentos específicos e aprender mais sobre a tecnologia em união com a educação, que deve ser balanceada. Além deste curso, participou também de um com a equipe de humor brasileira muito conhecida que atua no YouTube, a Porta dos Fundos, onde aprendeu como fazer humor na internet. “Acho muito importante o uso da tecnologia para democratizar o ensino. Todo mundo pode assistir a mesma aula de qualquer lugar. Então a mesma aula que um aluno tem aqui no Rio de Janeiro, em São Paulo, Curitiba, um aluno lá do interior do Amazonas, do Nordeste pode ter. A videoaula pode melhorar a educação. Só é preciso mais investimento”, diz Rafael sobre as facilidades que a internet trás para todos ligados À educação.

Há também outras pessoas e canais fazendo grande sucesso no Youtube e ajudando os alunos de todo o Brasil. O “Me Salva!”, de Miguel Andorffy, e o “Só Matemática” são exemplos. O primeiro, particularmente, acho muito bom e já utilizei inúmeras vezes após algumas recomendações.

Procopio - Matemática Rio-1

Claramente não há apenas no Brasil esse tipo de recurso. Nos Estados Unidos, um dos que faz sucesso é Salman Khan, conhecido como guru das aulas por vídeo e referência para muitos, fundador da Khan Academy, canal que pode ser considerado gigante, com mais de 4 mil vídeos sobre matemática.  “Acho o Khan uma pessoa revolucionária. A minha crítica é que ele repete e reproduz a aula tradicional de sala de aula, no computador. Eu tento fazer diferente no meu canal. Quero pensar em coisas que não existem na sala de aula. O que eu tento fazer é aliar uma aula a  entretenimento. Fazer a pessoa assistir a aula de matemática e se divertir ao mesmo tempo”, disse Procopio.

Ele acredita, e não só ele, que a matemática, para ser aprendida, não adianta apenas ler e estudar a teoria. É necessário estudar realmente, fazendo muitos exercícios e participando das atividades. Quando no ensino médio, meu professor sempre falava “faça pelo menos um exercício por dia, mas para tirar a média”. Sim, as provas não eram nada fáceis, mas quem fazia realmente essas atividades e participava, raramente tinha alguma dificuldade. Os que optavam por ler e estudar para véspera, realmente demonstravam maiores problemas e entravam nesse grupo dos que temem o belo mundo dos cálculos.

Rafael Procopio é formado em matemática e pós graduado em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Sonha em ser professor desde o colégio e usa a evolução dos seus alunos como motivação para continuar. Além do canal como professor, ele também está em blogs onde traduz vídeos de ciência para o português através do Minuto Matemática e do Minuto Ciência. Recentemente um trabalho feito para o “Manual do Mundo” rendeu 50 mil visualizações e foi, de acordo com ele, o que mais gostou de fazer.

 

Fonte: UOL

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Loja Construir
Matemática Rio – Professor inova e muda o jeito de lecionar!
0 votes, 0.00 avg. rating (0% score)

Tenho 18 anos e sou estudante de Engenharia Civil da Univix – Faculdade Brasileira, em Vitória, Espírito Santo.