Matemática e a engenharia Sem Categoria

mat

Ela é a base para o curso de engenharia, mas será que é obrigatório saber matemática para cursar uma Engenharia? Em uma corrida, aqueles que estão mais bem preparados têm bom desempenho, enquanto aqueles que estão fracamente preparados têm um desempenho fraco. Não é difícil entender os motivos que levam os estudantes de engenharia a desistirem do curso, um deles é o grande abismo que existe entre o ensino médio e a faculdade.

Nos primeiros anos da graduamatemática e engenharia - cálculo e dificuldade dos alunos ção em engenharia temos que lidar com cálculo e suas integrais, com Física e os seus teoremas baseados naquilo que ainda não aprendemos. Tudo é diferente, não decoramos mais aquelas formulas engraçadas e a matemática não é só sistema. Não podemos recorrer quando erramos um sinal e não existe “sempre me dei bem em matemática”, esquece! Isso não vai funcionar.

 O segredo é preparar o psicológico, fazer as pazes com a matemática, ter paciência e adquirir o habito de estudar. Não é necessário ser bom, mas é fundamental ser esforçado.

 

Onde está o problema?

Na BASE, talvez esteja na primeira etapa da educação, onde um único professor ensina TODAS as disciplinas. Convenhamos que isso é um absurdo para os dias de hoje.

A matemática é importante para o desenvolvimento do País, é a base para o conhecimento, para o progresso das nações e vital para a economia. Despertar o interesse do aluno para as exatas é uma tarefa difícil, mas não impossível de resolver. É fato que o método de ensino ultrapassado não atrai mais ninguém, as mudanças fazem parte da nossa vida e as escolas devem acompanhar reciclando seus professores e passar a utilizar os novos meios de comunicação, tornando o ensino mais compreensível.

Loja Construir

matemática básica

O mundo vive hoje uma realidade diferente, então por que insistir em um ensino ultrapassado?  Se as aulas do ensino básico continuarem sendo ministradas de maneira antiga, em breve teremos os mesmos problemas em relação à preparação desse aluno para uma graduação na área de exatas. Quando esse aluno entrar na faculdade de engenharia vai se arrepender por não ter prestado atenção nos cálculos e nas fórmulas complicadas do ensino médio. Pois são poucos os professores que ensinam matemática explicando para que serve na vida prática, isso atrai a atenção dos alunos. Outro detalhe é a forma de avaliação dos professores, pois estes massacram com provas que não levam a nada, a não ser detestá-lo. Pior é quando tem aqueles que proíbem o uso de calculadoras. Isso não faz sentido para o mundo de hoje, é o mesmo que negar o avanço tecnológico que veio para beneficiar a humanidade. Claro que sei dos salários horríveis dos professores e consigo imaginar o quanto deve ser difícil cativar uma turma de pré-adolescentes e adolescentes distraídos. Sei também que podemos mudar essa realidade de hoje. E todos sabem quem é o maior culpado de tudo isso, mas infelizmente o brasileiro só cobra o que é pago pelo seu dinheiro, que literalmente saia do seu bolso e esquece que quase metade do ano que ele trabalha é para pagar impostos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Loja Construir
Matemática e a engenharia
5 votes, 5.00 avg. rating (97% score)

Técnica em Edificações e estudante de Engenharia Civil. Idealizadora do projeto “construcaodescomplicada.com.br” que visa trazer o assunto da engenharia de forma fácil, breve e prática.