Como a matemática atua no futebol?? Curiosidades

carrossel_brasileirao-2013

É muito normal no mundo dos esportes a divulgação de dados e probabilidades para resultados de jogos e até mesmo do campeonato. Ser rebaixado, ser campeão, garantir uma vaga para uma competição ‘x’, etc. Tudo pode ser calculado, utilizando probabilidade em cima de dados anteriores. Como assim? Bom, para cada rodada, as coisas mudam. Um time tem, teoricamente, maior ou menor chance de ganhar de outro de acordo com os resultados passados.

Tomaremos como base o Campeonato Brasileiro de Futebol, organizado pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e que conta com 4 séries, sendo a primeira delas, a série A, composta por 20 times e 38 rodadas. Em cada rodada um time enfrenta outro, portanto, 10 jogos a cada uma delas, o que dá 380 jogos por edição. Cada jogo tem 3 resultados possíveis tendo como referência um dos times, o que significa que, em apenas uma rodada, há 59.049 resultados possíveis. E o que eu quero dizer com todos esses dados? Bom, o objetivo é deixar bem claro que somente os jogos pelos jogos, não podem definir nada, ainda mais em um campeonato tão inesperado como o Brasileiro, que é conhecido como um dos mais difíceis do mundo. Leva-se em conta muito mais do que apenas a probabilidade de vencer, mas a quantidade de vitórias até o momento, a retrospectiva dos jogos entre os dois times, o local onde será o jogo e muitas outras coisas.

É, não é nada fácil dar um número, uma possibilidade de vitória a alguém. E quando falamos em títulos então? Ou na classificação de um, ou de outro? É ainda mais complicado, porque agora não leva-se em consideração os números dos dois, mas também os dos outros times que também brigam pela mesma posição, pelo mesmo título.

Na teoria não é tão fácil entender, então vejamos com exemplos. A última rodada do campeonato de 2013 acontecerá no final de semana dos dias 7 e 8 de dezembro. O campeão já está definido há 3 rodadas, e foi o Cruzeiro, time da capital mineira. Eles, no último jogo antes de se sagrarem campeões, tinham 99,999% de conseguírem o título. Isso significa que apenas uma combinação muito, mas muito específica de resultados poderia dá-lo a um único outro time. Não era campeão ainda, mas as chances de deixar escapar eram verdadeiramente mínimas.

Loja Construir

Mas o quão confiáveis são os dados estatísticos? No futebol brasileiro, não muito. É muito equilibrado e inesperado, e as novidades não dão nada raras. Como provar? O Fluminense, um dos grandes times da cidade do Rio de Janeiro, em 2009, tinha nada menos que 99% de chance de ser rebaixado, ou seja, ter que jogar a segunda divisão no ano seguinte. É, as chances de escapar eram muito, mas muito pequenas. Apenas, assim como no caso do Cruzeiro neste ano, uma combinação muito singular os liberaria da chamada “degola”.

É, isso aconteceu. Na última rodada aquela combinação específica aconteceu, e o time carioca conseguiu se livrar. Difícil? Sim! Impossível? Como provado, não! São dados, é probabilidade, então não significa que aquilo irá acontecer. A matemática pode calcular, mas como qualquer dado de probabilidade, várias coisas podem acontecer. Querendo ou não, ajuda bastante, pois os times conseguem se planejar e adotar métodos estratégicos para alcançar os resultados necessários.

Tabela com probabilidade de vencer, ser rebaixado e se classificar para a libertadores em certa rodada do campeonato.

Tabela com probabilidade de vencer, ser rebaixado e se classificar para a libertadores em certa rodada do campeonato.

Fontes: Rede Globo, Probab. no Futebol;

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Loja Construir
Como a matemática atua no futebol??
0 votes, 0.00 avg. rating (0% score)

Tenho 18 anos e sou estudante de Engenharia Civil da Univix – Faculdade Brasileira, em Vitória, Espírito Santo.