Luvas inovadoras podem ensinar a ler braile em 45 minutos Tecnologia

luva-braile

Aprender uma língua diferente é muito complicado a maioria das vezes, e não seria diferente com o braile, a língua dos cegos. É muito complicado e deve ter o tato muito apurado para pegar as coisas o mais rápido possível, e mesmo assim não é sempre uma tarefa simples.

braile

Mas assim como conseguem facilitar a aprendizagem com alguns métodos mais simples, um experimento foi realizado no College of Computing, na Georgia Tech, nos EUA, que prometem também tornar a difícil tarefa um pouco mais simples para quem precisa.

A tecnologia háptica foi aplicada e a estimativa e afirmação dos pesquisadores é de que em até 45 minutos seja possível entender e aprender o braile. Ele é aplicado em uma luva, que foi criada por Thad Starner e Citlyn Seim, estudantes. A maneira de ensinar é com um pequeno motor vibrador no punha, e que torna possível e mais fácil a aprendizagem. As mãos não atuam diretamente no acessório, e só servem mesmo para que você entenda o que está se passando pelo sensor, e então falar em alto tom.

Esse sistema é de relacionar as duas coisas. No lugar de você ler e alguém te falar o que significa a palavra, e ainda assimilar letra por letra, palavra por palavra, a coisa acontece de maneira mais natural, assim como acontece quando nós ouvimos um americano falando, por exemplo. O áudio diz qual a letra e o cérebro já associa ao tato, agilizando o processo de assimilação.

Loja Construir

luva-braile

E o resultado não foi simplesmente dito, mas fizeram na verdade uma série de experimentos práticos e, em todas as vezes, foi possível que o usuário digitasse a frase em seguida, logo após passar pela fase de aprendizado. E o mais interessante é pensar que não precisa de total total atenção, e mesmo distraído com algum tipo de jogo a pessoa consegue pegar as informações, aprendendo, reproduzindo, e lendo sem o auxílio do equipamento.

A ideia é revolucionária e com certeza ajudará muito a quem precisa e passa pelo difícil processo de alfabetização.

Fonte: PSFK

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Loja Construir
Luvas inovadoras podem ensinar a ler braile em 45 minutos
0 votes, 0.00 avg. rating (0% score)

Tenho 18 anos e sou estudante de Engenharia Civil da Univix – Faculdade Brasileira, em Vitória, Espírito Santo.