Kira Radinsky, a jovem phd profeta da web! Curiosidades,Tecnologia

capa

 

Imagine: você tem 15 anos e já está na faculdade. Aos 21, começa a estudar um algorítimo que pode mudar o futuro. Com 26, recebe seu phd em Ciências da Computação.  Hoje com 27, têm um sistema desenvolvido que alerta possíveis futuros desastres, epidemias e grandes eventos – tudo a partir de informações encontradas nos arquivos do jornal norte-americano; possui uma empresa voltada ao trabalho de pesquisa em ajudar empresas a identificar seus clientes potenciais mais promissores. E você também aparece na lista dos 35 maiores inventores com menos de 35 anos, realizado pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology), que já incluiu nomes como Mark Zuckerberg, Larry Page e Sergey Brin.

E mesmo com tudo ainda, você ainda serviu o exército por 3 anos  como programador em uma unidade de inteligência ultra-secreta, voltou para a universidade e foi aceito para o seu Programa de Excelência, estudando ciência da computação.

Cansou dessa sua vida de gênio e humano?

c5ccca76-2550-4ac8-a909-09ad4684a5d9_israelense_futuro_divEntão saiba: este é o resumo da vida de  Kira Radinsky, cientista israelense mais conhecida como a “profeta da web”.  Com apenas 27 anos, ela levou 6 anos parar criar um algoritmo capaz de alertar para possíveis futuros desastres, eventos geopolíticos e epidemias, a partir das informações encontradas principalmente nos arquivos do jornal New York Times. Mas a própria cientista afirma que o sistema dá probabilidades, e  não certezas. 

Kira afirma que seu algoritmo já acertou em cheio ao prever a primeira epidemia de cólera em Cuba em 130 anos e muitas das revoltas da Primavera Árabe. O sistema criado por ela coleta uma quantidade imensa de informação eletrônica – além de notícias, mensagens do Twitter e verbetes da Wikipedia, por exemplo – e processa os dados para extrair relações de causa e efeito que podem ser usadas para prever o futuro.

Loja Construir

Tudo se iniciou em 2007, quando navegava pelo o Google Trends (ferramenta do Google que mostra os mais populares termos buscados em um passado recente). Ela descobriu que podia prever um pouco do que as pessoas iriam procurar no buscador, com base em notícias de acontecimentos mundiais recentes. Em seguida, se perguntou se poderia adaptar este mecanismo para prever, com mais probabilidade, outros fenômenos. E assim foi. Realmente, a israelense é uma garota prodígio no mundo da computação. Como descrito, ela é uma das ganhadoras da edição deste ano do prêmio 35 inventores com menos de 35, promovido pelo MIT, e que já teve entre seus ganhadores Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, e Larry Page, criador do Google. 

image

Atualmente, Kira concentra seu trabalho de pesquisa em ajudar empresas a identificar seus clientes potenciais mais promissores. É isso que sua startup, a SalesPredict, faz. Será que ela será um sucesso também como empreendedora? Vale perguntar ao algoritmo, não?

 

 

 

 

 

 

 

 

Fontes: Revista Época, Yahoo Finanças, Haaertz, Technion.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Loja Construir
Kira Radinsky, a jovem phd profeta da web!
0 votes, 0.00 avg. rating (0% score)

Veterana em Edificações do IFSP, é desde 2008, graduada também na área de humanas .