14 Anos. Autista. Mestrando em Física Quântica. Sem Categoria,Variedades

jacob_genio

 

 

Não caro leitor, você não leu errado.  A história a seguir é do jovem Jacob Barnett, de 14 anos, autista. Mestrando em Física Quântica e gênio. Condenado pelos médicos a ser um incapaz, hoje ele dá palestras e suas teorias podem vir a concorrer o Nobel.

 

 

Aos 2 anos de idade, Jacob foi diagnosticado como autista. O Autismo, pra explicar rapidamente, é um transtorno global do desenvolvimento marcado por três características fundamentais: Inabilidade para interagir socialmente; Dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos; Padrão de comportamento restritivo e repetitivo. Jacob foi visto pelos médicos como alguém que seria incapaz até mesmo de amarrar os próprios sapatos, quanto mais ler.

Devastada, mas decidida a dar o melhor para seu filho, Kristine Barnett seguiu um caminho que não foi fácil. Quando criança, ele quase não falava e ela tinha muitas dúvidas sobre a melhor forma de educá-lo. Aos quatro anos, Jacob foi colocado em um programa de aprendizagem especial para autistas, frequentava horas de terapia para ajudar na fala e desenvolver habilidades.

Fora da terapia, Kristine começou a perceber que seu filho fazia coisas fora do comum, como criar mapas no chão da sala, com cotonetes, de lugares onde haviam estado, conseguia falar o alfabeto de trás pra frente e, o mais impressionante: já falava 4 idiomas.

 

O céu não foi o limite, foi o início!

jacob_genio7

A ligação com a astronomia começou num passeio de Jacob com sua mãe, quando pararam em um parque e resolveram deitar no capô do carro para olhar as estrelas. Meses mais tarde, em uma visita a um planetário, um professor perguntou à quem estava na plateia, coisas sobre astronomia, como tamanho de planetas e luas que gravitavam ao redor. Foi então, para choque de Kristine, que então Jacob com nem 5 anos, levantou a mão e respondeu tudo corretamente. Ali, a mãe do garoto teve a certeza que ele tinha uma inteligência acima da média.

Incentivado pelos pais e com encaminhamento correto, aos 9 anos o pequeno gênio começou a desenvolver teorias sobre Astrofísica. Dois anos mais tarde entrou para a universidade, onde faz – até hoje – pesquisas avançadas em física quântica. 

Seu Q.I comprovado por especialistas é de 189, maior que o do próprio Einstein. Isso porque ele não iria nem conseguir amarrar os próprios sapatos!!!

 

jacob_genio6Livro

No livro “The Spark” (A Faísca, em tradução livre), que narra a história de Jacob, escrito pela própria mãe do jovem, conta que ela buscou direcionamentos de um famoso astrofísico do Instituto de Estudos Avançados de Princeton, que disse que as teorias do filho eram não apenas originais, como também poderiam colocá-lo na fila por um prêmio Nobel.

 

 

 

 

 

Abaixo, uma foto do jovem falando sobre seus feitos no TEDxTeen. Clica nela e veja o vídeo da apresentação!!

Loja Construir

jacob_genio11

 

 

 

 

Mais fotos de Jacob:

jacob_genio_interna

jacob_genio2

jacob_genio4

jacob_genio8

jacob_genio10

jacob_genio13

jacob_genio6

 

 

Fontes:  Hypeness, Folha, Portal G1, MegaCurioso, Portal A Tarde (UOL)

Fonte explicação de Autismo: Portal Dr. Dráuzio Varella 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Loja Construir
14 Anos. Autista. Mestrando em Física Quântica.
2 votes, 5.00 avg. rating (95% score)

Veterana em Edificações do IFSP, é desde 2008, graduada também na área de humanas .