Incêndio comprometeu estrutura do Memorial da América Latina News

capa

 

Formado por três curvas de concreto, um dos principais projetos de Oscar Niemeyer, o Memorial da América Latina, está comprometido pelo incêndio que ocorreu dia 29 de novembro, de acordo com a avaliação preliminar da Defesa civil de São Paulo. 

 Novas vistorias serão feitas para uma avaliação definitiva, mas, dadas as características da construção, há grandes chances de o prédio ser totalmente demolido para uma reconstrução completa, uma vez que as ondas são contínuas e não há paredes entre elas – o que pode impede uma intervenção parcial na obra.

A avaliação foi repassada  para os engenheiros da Subprefeitura da Lapa, que farão um relatório definitivo. Eles também utilizarão dados do laudo do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), contratado pelo governo de São Paulo para uma avaliação técnica.

Ontem, técnicos do instituto estiveram no Memorial para a primeira vistoria. Por causa da falta de iluminação dentro do prédio, uma nova visita foi marcada para esta semana. A partir daí, um plano de trabalho deve ser definido pelos engenheiros do IPT. Os técnicos farão exames laboratoriais das estruturas de concreto para saber o quanto elas foram comprometidas exatamente. 

Incêndio:

Uma das suspeitas é que o curto que deu origem ao incêndio, ocorreu por uma sobrecarga na rede elétrica. A polícia investiga se a sobrecarga aconteceu por problemas de abastecimento da Eletropaulo ou de um gerador próprio. Tudo aconteceu após a falta de energia naquele dia às 13h19, e a mesma foi restabelecida às 14h58 (horário apontado como início do incêndio).

Levantamento da Eletropaulo diz que a “cabine de entrada de energia do Memorial estava desligada” quando a energia voltou. Para empresa, o curto teve outra origem.

Loja Construir

 

341088-400x600-1

Curto circuito causo o incêndio no forro do teto da plateia B do auditório Simón Bolívar

 

341110-970x600-1

 

341267-970x600-1

Vista interna do prédio, mostra a Pomba em Bronze do escultor Alfredo Ceschiatti

 

341274-970x600-1

Vista interna do prédio depois que o incêndio foi extinto

 

 

1333445

(Clique para aumentar)

 

 

 

Fonte: Folha

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Loja Construir
Incêndio comprometeu estrutura do Memorial da América Latina
0 votes, 0.00 avg. rating (0% score)

Veterana em Edificações do IFSP, é desde 2008, graduada também na área de humanas .