Impressora 3D poderá construir casas em um único dia! Engenharia Civil

impressora-3D-casas-1

Quando ouvimos falar sobre uma impressora 3D logo vem à mente tudo que daqui um tempo poderá ser criado com essa tecnologia, e no mesmo instante, pesquisadores ao redor do mundo fazem que tudo isso torne-se realidade. Desta vez o divulgado é um projeto que poderá construir uma casa inteira! Sim, uma casa, que inclusive tem uma resistência maior do que as convencionalmente construídas.

As pesquisas vem acontecendo nos EUA, especificamente na University of Southern California, que permite revolucionar os rumos da impressão 3D. O “Contour Crafting”, nome dado pela equipe de desenvolvimento, permitirá que casas de até 230 m² sejam erguidas em um único dia pelo grande robô que se movimenta por trilhos nos limites verticais da casa.

Esses trilhos permitirão que o braço mecânico passe por todos os cantos da casa e exerça as funções necessárias. Ele substituiria quase todo o trabalho duro feito pelo homem e grande parte das ferramentas utilizadas durante o processo convencional dessa construção. As paredes começam a criar vida com camadas de concreto que são postas paralelamente, inicialmente ocas, para depois serem preenchidas por mais concreto e tomarem forma. O trabalho humano se reduziria a terminar o processo com as etapas mais “delicadas”, digamos, como colocar as portas e as janelas.

A criação do projeto deverá ser feita por computador, em um programa específico criado pela equipe, ou seja, a programação será livre e vários tipos de casas serão erguidas. A ideia é levantar “bairros inteiros, construídos por uma fração do custo e do tempo, com muito mais segurança e flexibilidade arquitetural sem precedentes”, além ainda de grandes escritórios e futuramente, após adequar a máquina, altas torres.

Ao dizer que a estrutura era mais resistente, dizia a verdade. Enquanto uma parede levantada por métodos convencionais aguenta uma pressão média de 3 mil libras por polegada quadrada, a que foi erguida através da impressora  3D chegaram a resistir, durante os restes, cerca de 10 mil libras por polegada quadrada. Mais do triplo, deixando bem claro que não é qualquer coisinha barata que estará sendo construída.

Loja Construir

Quando questionado sobre a maneira como a nova máquina afetaria o trabalhador braças da construção civil, Behrokh Khoshnevis, que é um dos responsáveis pelo projeto, disse que “construção é um trabalho perigoso, mais do que mineração e agricultura. Isso mata 10 mil pessoas por ano”. Para ele, as pessoas deveriam fazer coisas menos perigosas. Ele ainda buscou a informação de que em 1900 havia cerca de 62% dos trabalhadores americanos trabalhando com agricultura, sendo que hoje, apenas 1,5% o fazem, e isso não significa que esteja faltando emprego. As coisas se adequam, e é verdade, afinal, precisaria de gente trabalhando para a construção dessas máquinas, não é?

Os investimentos de apoio estão vindo da NASA, que procura fazer tudo da melhor maneira. Ainda está em fase de desenvolvimento e pesquisa, e logo depois ainda deverá passar por todo o período de testes e todas aquelas coisas de uma nova e tão importante tecnologia, que poderia até criar casas de baixo custo para desabrigados. Quando chegará ao mercado ainda é algo sem previsão, o que nos resta esperar.

E como sempre, a engenharia impressiona…

counter_crafiting_

impressora-3D-casas

Behrokh-Khoshnevis-Countour-Craft-3D-printed-house

Fonte: Olhar Digital

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Loja Construir
Impressora 3D poderá construir casas em um único dia!
0 votes, 0.00 avg. rating (0% score)

Tenho 18 anos e sou estudante de Engenharia Civil da Univix – Faculdade Brasileira, em Vitória, Espírito Santo.