Impressões 3D serão usadas em procedimento de reconstituição facial!! Tecnologia

cranio-reconstituição

Recentemente muitas novidades tem sido apresentadas e que foram desenvolvidas com a tecnologia da impressora 3D. A técnica está sendo muito utilizada e tem trazido diversos benefícios em todas as áreas, inclusive na médica. A da vez é a utilização dela para a reconstituição de crânio de um paciente que teve parte do rosto destruída em um acidente.

A equipe que tem trabalhado neste caso é de origem britânica e atua no País de Gales, mais precisamente no Hospital Morriston. O paciente foi submetido a alguns procedimentos comuns, entre eles algumas tomografias computadorizadas, que geraram imagens de todo o seu rosto, e através da parte que não foi afetada, criou-se a imagem espelhada do outro lado, sendo capaz a produção, através da impressora 3D, das placas de titânio que serão utilizadas.

 

cranio-reconstituição2

 

A técnica é inovadora e não há registros de outra tentativa de reparar danos ocasionados por lesões, apenas em problemas congênitos. Por esse motivo é que a pesquisa serviu de inspiração para uma exposição que mostra os detalhes de como será a cirurgia, mesmo que ainda não tenha uma data marcada. Ela está no Museu de Ciências de Londres, chamada “A exposição 3D: Imprimindo o Futuro”, já está aberta ao público e assim permanecerá até julho de 2014.

Loja Construir

Os implantes que serão usados são de origem belga e terão o objetivo principal de restaurar a simetria facial do paciente e retornará o seu aspecto antes do acidente, que não o deixou lesionado apenas no rosto, mas também e gravemente em outras áreas do corpo.

“Ele passou por uma cirurgia de emergência na época, mas agora chegamos ao estágio em que podemos fazer uma reconstrução apropriada do seu rosto”. Essas palavras são de Peter Evans, que é especialista em reconstrução facial, sobre o objetivo do procedimento. Ele, junto com Adrian Sugar, que é consultor maxilo-facial do hospital onde a pesquisa tem sido desenvolvida , deverão reposicionar os ossos e as placas de titânio para a reconstituição.

Os implantes foram projetados especificamente para ele e por tal motivo fez-se necessário que procurassem uma empresa especializada, que são poucas no mundo.

Está ai, mais uma vez, a medicina e a engenharia atuando lado a lado para melhorar a vida das pessoas!

Fonte: G1

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Loja Construir
Impressões 3D serão usadas em procedimento de reconstituição facial!!
0 votes, 0.00 avg. rating (0% score)

Tenho 18 anos e sou estudante de Engenharia Civil da Univix – Faculdade Brasileira, em Vitória, Espírito Santo.