Honda construirá parque eólico no Brasil!! Sem Categoria,Sustentabilidade,Tecnologia

Parque-Eolico-Honda

No Brasil há várias fabricantes de automóveis que ajudam significativamente com a emissão de gases na atmosfera, mesmo que algumas apresentem alguns projetos sustentáveis. O que vem como novidade é a iniciativa da Honda. A empresa acaba de dar início às obras de um parque eólico que suprirá 100% da necessidade energética de toda a produção!

O parque, localizado na cidade de Xangri-lá, no Rio Grande do Sul, terá uma capacidade instalada de 27MW, sendo 9 turbinas com 3MW cada. A produção totalizará cerca de 95.000 MW a cada ano, que é o que cidades com 35 mil habitantes costumam usar e o equivalente à capacidade para a produção de 120 mil carros por ano. Todo esse projeto terá um investimento inicial, com possibilidades de reajuste, de nada menos que 100 milhões de reais. A previsão de conclusão de obra e início de funcionamento está marcada para setembro de 2014. A escolha da cidade foi baseada nos fatores climáticos e de vento do local, que foi o melhor dentre 30 outros visitados. A estação de monitoramento ficará a apenas 1 km das turbinas, o que também foi um fator determinante.

Honda-eolico

O projeto prevê que cerca 30% do total de CO2 produzido por ano pela fábrica será deixado de ir aos ares, o que corresponde 2,2 mil toneladas, aproximadamente. Ele foi anunciado no último dia 29 e contou com a presença de representantes da gigante japonesa e de autoridades do governo local. Foi realizada uma grande cerimônia para marcar esse grande avanço para a indústria brasileira. Carlos Eigi Miyakuchi é o presidente da empresa responsável pelo projeto, a Honda Energy, e utilizou o momento oportuno para elevar a moral da empresa, afirmando que “desde que iniciou a produção no Brasil, a Honda tem se empenhado em contribuir com a sociedade, trabalhando para minimizar os impactos ambientais de suas atividades. A energia eólica apresenta excelentes resultados, pois não gera CO2 durante a sua produção. Estamos muito satisfeitos em iniciar as obras do parque e avançar mais um passo no uso de energias renováveis”.

Loja Construir

Já é de costume da empresa, tanto no Brasil quanto no restante do mundo, seja nas fábricas de carros ou de motocicletas, fazer um rígido controle e monitoramento da quantidade de CO2 emitida, procurando melhorias. Com esse olhar sustentável, em 2011 a empresa firmou um acordo que previa que até 2020 a redução da quantidade de gás carbônico lançada deveria ser de 30% em relação aos dados obtidos em 2010. O parque eólico foi apenas a primeira das várias inovações que podemos esperar por aqui nos próximos anos.

Logotipo-Honda

Fontes: CicloVivo, Valecross;

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Loja Construir
Honda construirá parque eólico no Brasil!!
0 votes, 0.00 avg. rating (0% score)

Tenho 18 anos e sou estudante de Engenharia Civil da Univix – Faculdade Brasileira, em Vitória, Espírito Santo.