Gol faz voo com combustível feito com óleo de cozinha reciclado! Sustentabilidade

Gol viaja com querosene reciclado capa

Restaurantes da Califórnia, nos Estados Unidos, forneceram o óleo de cozinha reciclado que deu origem ao querosene usado pela Gol no primeiro voo comercial com biocombustível no Brasil nesta quarta-feira, 23 de outubro de 2013. O avião, que fez a viagem de São Paulo para Brasília, foi abastecido com uma mistura de até 25% de bioquerosene alternativo, que foi adicionada ao querosene de aviação (QAV) tradicional.

O objetivo é a produção em escala comercial, uma iniciativa coordenada pela Plataforma Brasileira de Bioquerosene, um programa que reúne a Gol, Embraer, Boeing, Amyris e outras empresas e entidades públicas. O maior entrave é o custo, pois enquanto o litro do QAV custa R$ 2,00, o do querosene alternativo pode chegar a R$ 7,50 – quase 400% mais caro!!

O voo comercial de hoje foi apenas um marco simbólico de acordo com Sergio Zuquim, diretor de eficiência de voo da GE. Espera-se que, no máximo em 10 anos, a indústria consiga um preço competitivo com o combustível de origem fóssil, salientou em entrevista ao jornal Folha de São Paulo.

 

Gol viaja com querosene reciclado 1

 

A atitude foi tomada também porque as companhias aéreas têm o compromisso de reduzir as emissões de CO2 em 50% até 2050, tendo como referência as emissões de 2005. E a iniciativa não é novidade: em 2012, durante a Rio+20, a Gol e a Azul fizeram voos testes, sem passageiros, com combustíveis alternativos.

De acordo com a Folha de São Paulo, “a busca por um combustível menos poluente parte de um princípio básico: que ele possa ser misturado ao combustível fóssil, sem que seja preciso fazer mudanças nos motores. A ANP já regulamentou o uso de bioQAV. O Brasil já conta com uma refinaria capaz de produzir bioQAV a partir da cana, a Amyris, em Brotas. Mas o produto ainda depende de certificação internacional, o que está previsto para acontecer até o final do ano”.

Loja Construir

 

copa do mundo do brasil 2014Lançamento da Copa Verde

A Gol anunciou também o lançamento da Copa Verde, com o objetivo de fazer pelo menos 200 voos com o querosene alternativo entre as cidades sedes durante a Copa do Mundo no Brasil, em 2014.

A expectativa é promover o desenvolvimento da indústria do biocombustível mas, para que isso seja viável, será necessário o apoio do governo ou patrocínio de empresas privadas.

 

Fonte: Folha de São Paulo

 

Aproveite também para conhecer nossa LOJA VIRTUAL, onde você encontrará vários cursos em DVD com CERTIFICADO reconhecido pela ABED – Associação Brasileira de Educação à Distância. Assim, além de aprender a trabalhar com AutoCAD, Revit, Sketchup, 3DS MAX e outros softwares, ainda poderá usar a carga horária do curso para apresentar no relatório das Atividades Complementares de sua faculdade!!!

 

Logo construir + ABED transparente

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Loja Construir
Gol faz voo com combustível feito com óleo de cozinha reciclado!
0 votes, 0.00 avg. rating (0% score)

Seguidora de Cristo, casada, arquiteta, professora universitária e blogueira, dedico muitas horas do meu dia gravando videoaulas de AutoCAD e Revit . Sou a idealizadora do blog Engenharia do Futuro e vários outros vinculados ao site www.construir.arq.br. Minha verdadeira vocação: ser professora!!! Visitem meu canal no youtube para conhecer um pouquinho de meu trabalho: www.youtube.com.br/robertavendramini.