FIRST® LEGO® League – O concurso de robôs de Lego. Tecnologia

FLL3

Nada melhor do que tomar gosto por uma coisa quando somos crianças. Isso já dá um direcionamento profissional e evita problemas de indecisão no momento do vestibular. Procurando aflorar a criatividade e a diversão, sempre ligados à ciência e à tecnologia, foi criada a FLL, que é a FIRST® LEGO® League.

É uma competição em nível internacional que tem como objetivo a construção de robôs inteiramente com peças de lego, mas que tem sempre uma temática que ponha a cabeça dos jovens cientistas (9 a 16 anos) para funcionar. Os grupos são formados de 4 a 10 componentes, que podem se reunir por si próprios, representar uma escola, um grupo de estudos, uma cooperação escolar, qualquer coisa, desde que tenham com eles um adulto responsável. O objetivo é achar uma solução para um problema apresentado e maneiras de melhorá-lo, com propostas de tornar o mundo melhor.

A competição final é disputada após uma série de seleções, que tem temas diferentes. No Brasil, por exemplo, inicialmente deve ser feita uma seleção regional para que os selecionados de cada região disputem, em Brasília, a etapa nacional, para aí sim disputar o mundial, que conta com mais de 200 mil jovens de 70 países diferentes. O tema da próxima competição, que representa a temporada de 2013/2014, é “Fúria da Natureza”, onde terão de dar soluções para evitar problemas maiores e se prevenir de terremotos, tsunamis, deslizamentos de terra, etc.

A tecnologia utilizada é da LEGO® MINDSTORMS®, e os jovens devem planejar, projetar, construir e programar os robês para que funcionem de forma autônoma.

Cada etapa (regional, nacional e internacional) é dividida em outras quatro etapas, que são “Core Values”, Projeto de Pesquisa, Design do Robô e Desafio do Robô.

Core Values – São analisados os valores morais da equipe, que são de suma importância para a FLL. São oito itens que devem ser rigidamente seguidos para trazer o verdadeiro sentido de uma competição amigável e formar adultos responsáveis com a profissão e para com o próximo, sendo avaliados em três sub itens, que são trabalho em equipe, inspiração e Gracious Professionalism™. Os itens descrevem frases motivadoras e em primeira pessoa, para que as pessoas sintam isso no momento da leitura. Confira na imagem abaixo:

valores-fll

 

Projeto de pesquisa – Nessa etapa a equipe deve escolher um problema que a sociedade enfrenta dentro do tema escolhido para a temporada. Como falado, a deste ano é Fúria da Natureza, ou seja, os pequenos pesquisadores devem escolher uma solução para um dos problemas existentes dentro deste tema. Devem idealizar algo que não existe, totalmente novo, ou em uma modificação a algo já utilizado em prevenções. Depois disso devem compartilhar com as outras equipes o seu resultado.

Loja Construir

Design do Robô - Essa etapa é dividida em quatro subcategorias (Estratégia e Inovação, Desenho mecânico e Programação). Após a apresentação dos projetos, os jurados selecionam os melhores e que atendam as missões necessárias para a realização do projeto, tudo dentro das limitações de tamanho, qualidade e necessidade de peças e software.

Desafio do Robô – Na última etapa é que acontece realmente o mais esperado pelos participantes, que é a utilização da tecnologia LEGO® MINDSTORMS® para projetar e montar de fato o robô, que deve ser programado para agir de forma autônoma e realizar as tarefas pré selecionada pela banca organizadora da competição, e que podem ser encontrados no site do evento previamente. Há missões a serem cumpridas em partidas, como uma batalha científica, em dois minutos e meio, atuando em uma mesa de competição com situações relacionadas ao tema da temporada.

Veja o vídeo que apresenta a temporada 2013/2014 e fotos de eventos anteriores:

 

premios-fll

placas-FLL

FLL2

FLL1

FLL

Fontes: Portal da Indústria , FLL;

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Loja Construir
FIRST® LEGO® League – O concurso de robôs de Lego.
0 votes, 0.00 avg. rating (0% score)

Tenho 18 anos e sou estudante de Engenharia Civil da Univix – Faculdade Brasileira, em Vitória, Espírito Santo.