Conheça a espetacular Arena das Dunas, em Natal – RN! Engenharia Civil

EXTERNA

Entre os dias 12 de junho e 13 de julho, como todos sabem, ou quase todos, acontecerá a Copa do Mundo de Futebol FIFA 2014. Para isso, foram escolhida 12 cidades sede, em 12 estados diferentes, que deveriam construir seus estádios para sediar alguns jogos. Vários estados apresentaram seus projetos, e entre os escolhidos está o Rio Grande do Norte,, com a cidade de Natal. E por quê este destaque? Porque essa candidato, especificamente, conseguiu inovar e fazer o que os projetistas chamaram de “o mais perfeito estádio da América do Sul”.

A Arena das Dunas ficou pronta no início de 2014, antes do prazo final estimado inicialmente, e superou todas as expectativas até mesmo dos inspetores da FIFA, que tanto reclamaram de algumas estruturas pela demora apresentada e pelo superfaturamento das obras. Quanto a esse fator, novamente a arena de Natal recebe destaque. O custo, que foi de R$ 423 milhões ficou 3% mais barato do que previsto, o que foi encarado como uma vitória em meio a tantas confusões por tal motivo em outras cidades sede.

A obra foi iniciada no ano de 2011 e o projeto foi feito pelo escritório de arquitetura “Populous”, especializado em grandes estruturas desportivas, com sede nos Estados Unidos. Ela foi iniciada após a demolição de algumas estruturas esportivas, que foram o estádio chamado de Machadão (Estádio Dr. João Cláudio Vasconcelos Machado), o ginásio Machadinho (Ginásio Humberto Nesi), o Kartódromo de Natal, um centro administrativo e o Presépio da cidade de Natal.

A inauguração foi marcada por dois jogos no dia 26/01/2014, quatro dias depois da entrega do estádio. Por enquanto há a disposição, 31.375 assentos, mas para a copa do mundo esse valor crescerá para pouco mais de 42 mil. Não só do estádio que o local é preenchido, há também 2500 vagas para carros e várias e extensas áreas comerciais.

O que mais impressiona e chama a atenção para um dos mais belos estádios da copa é, sem dúvida alguma, a cobertura. Ela foi inspirada nas dunas do Rio Grande do Norte e produzida para criar um belíssimo efeito de luzes à noite. São vários módulos estruturais de aço, alumínio e PVC. Nas áreas que parecem estar sem cobertura, que fazem parte da beleza, há um material transparente que ajuda na iluminação local durante o dia.

Conheça esse e os outros estádios da copa, afinal, é uma engenharia brasileira, e você, Engenheiro do Futuro, também faz parte disso tudo.

Veja, abaixo, as fotos.

arena-dunas-brasil-02

arena-dunas-brasil-01

arena-dunas-brasil-05

Loja Construir

arena-dunas-brasil-03

arena-dunas-brasil-04

arena-dunas-brasil-06

arena-dunas-brasil-07

arena-dunas-brasil-10

arena-dunas-brasil-11

arena-dunas-brasil-09

arena-dunas-brasil-08

arena-dunas-brasil-16

 

Fonte: Engenharia Civil, Arena das Dunas;

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Loja Construir
Conheça a espetacular Arena das Dunas, em Natal – RN!
0 votes, 0.00 avg. rating (0% score)

Tenho 18 anos e sou estudante de Engenharia Civil da Univix – Faculdade Brasileira, em Vitória, Espírito Santo.