Engenheiros criam sistema que torna superfícies em touchscreen Tecnologia

superfícies em touchscreen

Em um futuro não muito distante, para os países mais desenvolvidos e com um mercado que aumenta a cada ano, a realidade touch estará cada vez mais presente e inserida no cotidiano das pessoas. Muito é falado e apresentado como tecnologia para os próximos anos, e é claro que alguns projetos estão apenas em fase de estudo e necessitam de verbas para darem continuidade, porém, existem outros que já estão em processo mais avançado e em desenvolvimento.

Depois da chegada dos celulares com tela de toque, que oferecem ainda mais comodidade e praticidade, as pessoas esperam ainda mais desta tecnologia. Prova disto é a dependência e também como muitas pessoas migraram seus serviços para tablets e celulares, como uma segunda opção de meio de trabalho.

Mas, esta tecnologia vai ainda mais longe, atualmente as casas inteligentes estão com um acesso mais facilitado no Brasil, o que permite que os eletrônicos sejam controlados pela rede Wifi e executem funções de desligar e ligar. Por conta disso, há projetos de casas do futuro em que pouco precisará se fazer, pois as atividades diárias de um dia-a-dia e as mais simples, tais como acender uma luz ou fechar as cortinas, estarão todas esquematizadas e reconhecidas por comando de voz, o que irá permitir um maior conforto graças à tecnologia.

Este serviço tende a ir cada vez mais longe e proporcionar para todos alguns recursos ainda mais avançados. Mas, você já ouviu falar do Haptix? Esse é o nome do projeto de um grupo de engenheiros que resolveram criar algo diferente. O Haptix é um sistema que possibilita que toda superfície reflexiva torne-se uma tela de toque. Mas, diferente dos outros dispositivos similares, este não precisa de luzes infravermelho para gerar o touch. Quando o sistema é executado, ele permite comandos como navegar, movimentar a tela com toques individuais e comando de zoom. O dispositivo Haptix ainda possibilita que o usuário veja seus dedos na tela antes de tocar na superfície, por conta de ter um sensoriamento em 3D.

Loja Construir

Conforme informações dos engenheiros que estão desenvolvendo o projeto, este dispositivo suporta sistemas operacionais como o Windows a partir do XP e também Linux. Conforme os planos ainda irá se incorporar um API voltada para desenvolvedores e, futuramente, o dispositivo também atenderá em versões para OS X e Android. Segundo as informações, os desenvolvedores pretendem lançar uma campanha para a arrecadação de 100 mil dólares para darem continuidade ao projeto e aperfeiçoá-lo.

O dispositivo oferece maior praticidade, além ajudar em algumas profissões e apreciadores de jogos.

Veja o vídeo:


Fonte: Jornal GGN

Texto de Michele Hodecker especialmente para o blog Engenharia do Futuro. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Loja Construir
Engenheiros criam sistema que torna superfícies em touchscreen
0 votes, 0.00 avg. rating (0% score)

Seguidora de Cristo, casada, arquiteta, professora universitária e blogueira, dedico muitas horas do meu dia gravando videoaulas de AutoCAD e Revit . Sou a idealizadora do blog Engenharia do Futuro e vários outros vinculados ao site www.construir.arq.br. Minha verdadeira vocação: ser professora!!! Visitem meu canal no youtube para conhecer um pouquinho de meu trabalho: www.youtube.com.br/robertavendramini.