Engenheiro precisa escrever bem?? Variedades

Escrever bem

Muitos acham que pelo fato de terem escolhido cursar engenharia, e esta exige o domínio na área de exatas, principalmente, não há necessidade de possuírem o domínio sobre a Língua Portuguesa. Estão enganadas.

A começar pelo seu currículo. Caso você envie um que contenha erros de português, pode dar adeus à vaga. Ou pior… Cria-se a necessidade de você fazer uma apresentação sobre dados da empresa para seu então chefe. E, durante a apresentação, você escorrega no português. Seu chefe ficará com uma péssima impressão sobre você. É provável que perca os créditos com ele. Isso se você não for demitido.

A dica é que você crie o hábito de ler. As palavras ficam memorizadas na sua mente conforme o tempo. Verá o quanto vale a pena.

A redação do ENEM, por exemplo, (Exame Nacional do Ensino Médio), vale 1.000 (mil) pontos, o que corresponde a 20% (vinte por cento) da nota do exame. E para que você tire uma boa nota, é evidente que o seu desempenho deve ser, no mínimo, digno de um aluno de Ensino Médio, nesse caso. É o que esperam de você. Não cometer erros de ortografia, concordância, adequar -se ao tipo textual, entre outros.

Imagine a seguinte situação: a empresa para a qual você trabalha é contratada para fazer uma nova filial de uma empresa. Você fica encarregado por esse projeto. E então, quando você vai apresentar para o cliente, começa a falar errado, os slides escolhidos para a apresentação contêm erros ortográficos e etc. Você acha que confiariam o projeto de um prédio a sua empresa? Isso mesmo, “sua empresa”. Pois quem é o representante dela nessa situação? E, assim, até o nome dela sairia manchado nessa história toda.

Loja Construir

Dominar o idioma também significa que os outros entenderão um possível relatório sobre determinado projeto que você tenha que fazer. E, ao contrário do que ocorreria lá em cima, créditos seriam ganhos com o seu chefe.

 

Falar em público

 

Há casos que, em entrevistas de empregos, o domínio sobre o idioma pode se tornar quesito de desempate entre dois concorrentes.

Portanto, engenheiro ou futuro engenheiro, dificilmente você ficará à toa. Procure se informar sobre as novas regras ortográficas, procure ler livros (tanto sobre assuntos quaisquer, quanto sobre sua profissão), aproveite o seu tempo de forma produtiva. Dessa forma, não correrá o risco de sujar o seu nome, o que já seria péssimo, ou pior, o da sua empresa. Óbvio que há outros meios de isso acontecer, mas o assunto tratado é a importância da linguagem formal.

Você imagina a sua vida sabendo uma espécie de “português básico”? Como?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Loja Construir
Engenheiro precisa escrever bem??
5 votes, 3.20 avg. rating (67% score)

Tito Ribeiro

Estudante de Engenharia Civil da Univix – Faculdade Brasileira, em Vitória, Espírito Santo.