Engenheiro Responsável está em falta. Parte II Engenharia Civil

3

Alguns casos ocorrem pela falta de uma legislação específica que determine a obrigatoriedade de um Engenheiro Responsável pelo produto e pelos ensaios que comprovem as características técnicas necessárias para cada produto. Em outras, as legislações, mesmo que existam não são levadas a sério.

Outro ponto a ser considerado é a deterioração do meio ambiente, pois componentes fabricados com qualidade duvidosa, necessariamente tem menor durabilidade e precisam ser descartados com maior frequência em locais que na maioria das vezes não são considerados corretos.

Obviamente, existem muitas empresas idôneas que mantém em seus quadros grupos de engenheiros que elaboram projetos, realizam testes regularmente e apresentam produtos de boa qualidade ao mercado.

Não só a presença do profissional habilitado, neste caso um Engenheiro, é a solução para todos os problemas. Algo mais profundo está envolvido, ou seja, a experiência acumulada e a busca de novos conhecimentos das novas tecnologias implantadas é fator primordial para o bom desempenho da sua função.

Loja Construir

Simplesmente um Engenheiro com formação em determinada área não será suficiente para evitar problemas, é necessária a sua especialização na área de atuação. Um Engenheiro mecânico generalista não contará com especialização em veículos automotores, assim com um médico clínico geral não será especializado em cirurgia cardíaca. Cada com sua habilitação e especialização.

Somente com essas premissas teremos realmente Engenheiros Responsáveis por cada projeto com capacidade para gerenciá-los e promover a segurança necessária.

Esperamos que os fatos ocorridos sirvam de alerta a todos nós, ficando claro que a contratação de um Engenheiro Responsável, em serviços que assim o exijam,  não é um custo adicional, mas uma necessidade de se manter a segurança e a integridade da população brasileira sob todos os aspectos.

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Loja Construir
Engenheiro Responsável está em falta. Parte II
0 votes, 0.00 avg. rating (0% score)