Engenharia Naval tem maior ponto de corte no Sisu. Carreiras,News

sisu

O Sisu teve hoje, dia 13/01, divulgada a lista da primeira chamada para as 171.401 vagas para cursos de ensino superior em 115 instituições públicas de todo o Brasil. A seleção dos candidatos mais aptos para preencher as vagas foi feita através na nota obtida na prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2013. O período de inscrição foi dos dias 6 a 10 e os inscritos puderam acompanhar sua situação e a nota de corte para cada modalidade. O que mais chamou a atenção foi o curso que teve maior nota de corte: Engenharia Naval.

De acordo com Aloizio Mercadante, Ministro da educação, as 4.988.206 inscrições foram feitas por 2.559.98 estudantes de todo o Brasil. Essa diferença de inscrições e inscritos é porque cada pessoa pode colocar duas opções. Caso a primeira não sirva, a segunda será considerada, e caso a primeira seja ocupada, a segunda é desconsiderada.

Sobre o maior corte foi algo impressionante. Normalmente ocupado por cursos mais tradicionais, como Medicina, o que requeria maior nota desta vez foi o de Engenharia Naval. Para aqueles que disputam as vagas de ampla concorrência, sem cotas, o corte foi 869,15. Para aqueles que entram na reserva de vagas, 746,44 foi o valor mínimo. “As engenharias foram as áreas em que os alunos tiveram que ter o melhor desempenho para entrar, até mais do que economia e medicina”, foi o que disse o ministro da educação.

Nem todos os cursos deixam 100% de suas vagas a serem preenchidas pelo sistema unificado, mas dentre os que sim, o que maior teve concorrência é do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, o de Arquitetura e Urbanismo. Com 312 alunos por vaga, foi o que teve maior dificuldade numérica de ingresso. Logo em seguida, mas ainda muito abaixo, a Universidade Federal do Acre no curso de medicina teve a segunda maior ‘briga’, onde a cada 210 inscritos disputavam uma mesma vaga. Com 197/1, em terceiro lugar fica também o curso de medicina, mas desta vez da Universidade de São Carlos.

Embora o maior número de candidatos por vaga tenha sido do curso de Arquitetura, foi Administração que teve o maior número de inscritos, logo que também tinha um número maior de vagas. Havia lugar para  6.135 alunos, sendo que 302.191 procuraram garantir seu lugar. A relação candidato/vaga foi de 49,26. Logo depois, com 47,77 para cada uma das 4.724, o que dá 225.688 candidatos, aparece o curso de direito.

Loja Construir

Aqueles que conseguiram sua vaga na primeira chamada terão o período de 17 a 24 de janeiro de 2014 para fazer sua matrícula. Os que forem preencher as vagas na segunda chamada, que será feita no dia 27 de janeiro, deverão matricular-se entre os dias 31 de janeiro a 7 de fevereiro de 2014. Quem ainda não tiver sua vaga preenchida nas duas chamadas deverá inscrever-se para a lista de espera, que terá um período apto para escolha entre o dia 27 de janeiro, assim que a segunda chamada for liberada, e o dia 27 de fevereiro, quando as matrículas finalmente encerram.

Como já presente no edital, aqueles selecionados na primeira chamada da primeira opção não será chamado para a segunda opção e nem poderá demonstrar interesse em uma vaga na lista de espera. Os editais, na verdade, são liberados por cada uma das universidades inscritas.

O ministro da educação ainda divulgou que os estados que tiveram maior procura por vagas foram Minas Gerais, Rio de Janeiro e Ceará. Já as universidades mais procuradas foram UFC (Universidade Federal do Ceará), UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e UFBA (Universidade Federal da Bahia).

 

O que imagina-se é que a maioria dos inscritos são pessoas novas, que acabaram de sair do ensino médio ou que estão ainda tentando uma vaga em uma federal e frequentando pré-vestibulares. Se é isso que você pensa, está certo. Na categoria de 18 a 24 anos é que 52,64% dos inscritos estão. Isso indica, além de qualquer coisa, que ainda há muitas pessoas com idade mais avançada procurando seu lugar em uma universidade. Para o ministro, “há uma demanda reprimida muito forte de estudantes que antes não conseguiram estudar e hoje querem estudar.”

sisu2

]sisu3

Parabéns a todos os selecionados, e àqueles que estão nos cursos de engenharia, bem vindos a essa área tão bonita e tão importante!!

Fonte: UOL;

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Loja Construir
Engenharia Naval tem maior ponto de corte no Sisu.
0 votes, 0.00 avg. rating (0% score)

Tenho 18 anos e sou estudante de Engenharia Civil da Univix – Faculdade Brasileira, em Vitória, Espírito Santo.