Engenharia de Minas Carreiras

capa

 

A Engenharia de Minas é o ramo da engenharia que se ocupa do aproveitamento dos recursos da Terra, especialmente através da exploração de minas, utilizando os conhecimentos de diversos ramos da ciência, particularmente os da geologia, da química e da física. O curso é oferecido somente por 20 instituições (aproximadamente, metade são universidades federais) no país, pois caracteriza-se um curso prático onde a maior parte de suas aulas são ministradas em campo, geralmente pedreiras.

O que faz um profissional da área?

engenharia-de-minasComeçamos este tópico com a diferença entre Engenharia de Minas e Geologia é que o geólogo estuda a origem, a formação, a estrutura e a composição da crosta terrestre. Já o profissional que trabalha como engenheiro de minas se ocupa da pesquisa, prospecção, extração e aproveitamento dos recursos minerais.

Os engenheiros de minas supervisionam atividades minerárias de produção, tais como: perfuração, desmonte, escavação, carregamento, transporte, classificação, lavagem, concentração, secagem e embalagem de embarque. Inspecionam áreas de interesse da mineração, avaliando os riscos da atividade e gerenciando recursos humanos, financeiros e materiais. Planejam e executam essas atividades e outras como a pesquisa mineral e prospecção, além de implantarem e projetarem empreendimentos minerários. Podem prestar consultoria e assistência técnica.

Qual o piso salarial da categoria?

Para 6 horas diárias: Piso de 6 salários mínimos (aproximadamente 4 mil reais) 

Para 7 horas diárias: Piso de 7,5 salários mínimos (aproximadamente 5 mil reais) 

Para 8 horas diárias: Piso de 9 salários mínimos (um pouco mais de 6 mil reais) 

Observação: O engenheiro que trabalha 06 horas por dia deverá receber 06 salários mínimos, e aqueles que trabalham acima de 06 horas, deverão acrescentar, a cada hora, o percentual de 50%. (O piso apresentado aqui é calculado com base no salário mínimo de  678 reais) 

Resolução

Resolução n º11, de 11 de março de 2002, do CNE/CES.

Resolução  nº 218 de 1973, do Confea

Resolução  nº 1010 de 2005, do Confea

OimDI

 

Na faculdade, qual a base da grade curricular?  

Loja Construir

Nos primeiros anos da graduação, o estudante cursa as disciplinas básicas de Engenharia. Nos anos finais, aprofunda-se no estudo das rochas e seu beneficiamento, com disciplinas de física, química, mineralogia, topografia, geologia e reciclagem de rejeitos e resíduos. Também são realizadas visitas a empresas de mineração. Durante todo o curso, é intensa a atividade dos alunos em laboratórios de ensaios e em projetos de engenharia.

engenharia-de-minas1

O estágio é obrigatório?

O estágio, supervisionado, é obrigatório, assim como a apresentação de um trabalho de conclusão de curso.

Mercado de trabalho

O acesso das multinacionais ao mercado de mineração e a privatização das empresas estatais trouxeram grandes investimentos para esse setor e aumentaram a procura por profissionais como os engenheiros de minas. O Brasil tem um enorme potencial mineral (no estado do Pará, por exemplo, encontra-se a maior reserva de ferro do mundo), o que torna esse mercado ainda mais promissor. Além disso, são relativamente poucos os profissionais capacitados para esse trabalho.
As vagas estão concentradas nas grandes indústrias de mineração. Além das companhias mineradoras, as fábricas de cimento e as empresas de pedras ornamentais também recrutam esses profissionais. Há oportunidades, ainda, em órgãos públicos e alguns profissionais brasileiros têm encontrado colocação até no exterior – Austrália, Chile e Estados Unidos.
Para trabalhar numa grande empresa mineradora é preciso um sólido conhecimento técnico e muita dedicação. Além das mineradoras, engenheiros de minas também encontram empregos nas indústrias de fertilizantes, de rochas industriais, química, de cimento, na agribusiness e em órgãos públicos, como o Departamento Nacional de Produção Mineral, onde desempenham funções de fiscalização e regulamentação.

621118_453086404736141_280382001_o

Fontes: Guia do Estudante, UniFAL, UFRGS,UFBA, Catho, Wikipedia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Loja Construir
Engenharia de Minas
0 votes, 0.00 avg. rating (0% score)

Veterana em Edificações do IFSP, é desde 2008, graduada também na área de humanas .