Engenharia Florestal Carreiras

capa

 

Prepare-se para colocar o pé na lama, ficar em contato direto com as comunidades que vivem nas florestas, eventuais banhos nos rios e sonecas nas redes, ao invés de quartos confortáveis, são experiências imprescindíveis para os engenheiros florestais seja qual for seu ramo de atuação. Com a nova consciência ecológica e a revisão do Código Florestal, o engenheiro florestal promete ser um dos profissionais mais requisitados nos próximos anos. Quem quiser seguir carreira, não vai poder fugir da boa e velha matemática – disciplina clássica dos cursos de engenharia – e da experiência prática junto às florestas.

 

O que faz um engenheiro da área?   untitled

O engenheiro florestal sempre tem sua atuação confundida com a do engenheiro ambiental, já que muitas vezes suas funções estão ligadas à natureza. Enquanto o florestal é incumbido de conservar e recuperar florestas, o engenheiro ambiental atua na área de saneamento que envolve questões relacionadas à água e esgoto. Este profissional está habilitado para trabalhar aliando a produção, a conservação ambiental e o desenvolvimento social. Um dos grandes desafios deste profissional é contribuir para a redução do desmatamento causado pela ocupação desordenada do solo, a expansão da fronteira agrícola e a extração ilegal de madeira. Deve saber também como conservar a biodiversidade de áreas protegidas, os solos e os recursos hídricos em microbacias hidrográficas. O engenheiro florestal é habilitado a trabalhar na recuperação de áreas degradadas, no licenciamento ambiental e em estudos de impactos ambientais de empreendimentos.

Qual o piso salarial da categoria?

Para 6 horas diárias: Piso de 6 salários mínimos (aproximadamente 4 mil reais) .

Para 7 horas diárias: Piso de 7,5 salários mínimos (aproximadamente 5 mil reais) .

Para 8 horas diárias: Piso de 9 salários mínimos (um pouco mais de 6 mil reais) .

Observação: O engenheiro que trabalha 06 horas por dia deverá receber 06 salários mínimos, e aqueles que trabalham acima de 06 horas, deverão acrescentar, a cada hora, o percentual de 50%. (O piso apresentado aqui é calculado com base no salário mínimo de  678 reais)  .

SS857402 Mercado

Com um campo de atuação amplo e crescente no país, tanto com conservação como com a utilização e a gestão dos recursos provenientes das florestas, setor público, órgãos ambientais e secretarias de esfera federal, estadual ou municipal; institutos de pesquisa públicos ou privados e universidades. Outra possibilidade é a iniciativa privada, com atividades de consultoria, prestação de serviços e administração de empresas, além do terceiro setor. Há também a comercialização dos produtos florestais, tais como madeira, látex, resinas, alimentos, plantas ornamentais e mercado de carbono.

Exigências para atuar na profissão    

- Ter diploma de graduação em Engenharia Florestal . 

- Estar registrado no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea). 

Loja Construir

Regulamentação    

Artigo 24 e e a letra f do artigo 27, da Lei n. 5.194, de 24 de dezembro de 1966.

Resolução Nº 186, de 14 de novembro de 1969.

Art. 10, da Resolução nº 218, de 29 junho 1973 do CONFEA.

engenharia-florestal

 

Base Curricular na faculdade:

As Ciências Agrárias e Biológicas estão presentes em todo o currículo, com destaque para as disciplinas que envolvem botânica, tecnologia da madeira, fisiologia vegetal, biologia celular e silvicultura. Mas o forte do curso são as técnicas e os métodos de uso racional das matas que não comprometam o ecossistema. Nessa área, as disciplinas teóricas – como conservação de recursos naturais renováveis – alternam-se com práticas de manejo florestal, ecologia aplicada em campo, atividades em laboratórios e viveiros. O estágio é obrigatório, bem como um trabalho de conclusão de curso.

0,,12058700-EX,00Atividades do estágio:

– Produção de mudas. 

– Atividades ligadas a todos os setores administrativos das empresas de base florestal. 

– Manejo de fauna e flora em florestas plantadas, nativas e unidades de conservação.    

 

 

 

 

 

 

arvorenova112072012130705

 

 

Fontes: Guia Do Estudante, Último Segundo- Ig, Guia de Carreiras do G1, UNESP, InfoEscola, Wikipedia.

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Loja Construir
Engenharia Florestal
0 votes, 0.00 avg. rating (0% score)

Veterana em Edificações do IFSP, é desde 2008, graduada também na área de humanas .