Engenharia da Computação Carreiras,Sem Categoria

Engenharia Da Computação

 

A Engenharia de Computação, Engenharia de sistemas de computação ou Engenharia de computadores é o conjunto de conhecimentos usados no desenvolvimento de computadores e seus periféricos. A evolução do mercado de informática aumentou a demanda por profissionais habilitados a desenvolver atividades tanto na área de software como na área de hardware. Com a miniaturização e o aumento da confiabilidade dos dispositivos de silício, as atividades do engenheiro de computação foram ampliadas e valorizadas pelo mercado.

 

Engenheiro da Computação - o que faz O que faz um engenheiro da área?

O engenheiro da computação é o profissional habilitado a integrar softwares a equipamentos de diversos fins. Ele é responsável por fazer funcionar, por exemplo, sistemas de rastreamento de veículos, de irrigação (na área da agricultura), automação de residências, além de celulares, computadores de bordo e mais uma infinidade de dispositivos eletrônicos. Produz novas máquinas e equipamentos computacionais para serem utilizados em diversos setores. Desenvolve produtos para serviços de telecomunicações, como os que fazem a interligação entre redes de telefonia. A profissão exige conhecimento eletrônico e do equipamento.

 

Salário – piso

Para 6 horas diárias: Piso de 6 salários mínimos (aproximadamente 4 mil reais)

Para 7 horas diárias: Piso de 7,5 salários mínimos (aproximadamente 5 mil reais)

Para 8 horas diárias: Piso de 9 salários mínimos (um pouco mais de 6 mil reais)

Observação: O engenheiro que trabalha 06 horas por dia deverá receber 06 salários mínimos, e aqueles que trabalham acima de 06 horas, deverão acrescentar, a cada hora, o percentual de 50%. (O piso apresentado aqui é calculado com base no salário mínimo de  678 reais)

 

Regulamentação

Lei nº 5.194, de 24 de dezembro de 1966.

 

Na faculdade, qual a base da grade curricular? Engenharia Da Computação - grade curricular

 O curso de Engenharia da Computação proporciona uma formação ampla, capacitando o aluno a projetar sistemas de hardware ou software (básicos e aplicados) a partir de requisitos a ele apresentados ou por ele formulados. A grade curricular do curso é composta por programas de aprendizagem teórico-práticos, atualizados constantemente. Dentre algumas disciplinas específicas oferecidas estão: circuitos elétricos, circuitos lógicos, eletrônica, sistemas digitais, sistemas microprocessadores e microcontrolados, automação industrial, redes de computadores, banco de dados e linguagem de programação.

Loja Construir

 

O estágio é obrigatório?

 Sim.

 

Engenharia da computação - Algumas das atividades que podem ser desenvolvidas no estágio, são:

- Projeto e teste de circuitos eletrônicos, analógicos e digitais.

- Projeto e teste de sistemas de controle e automação.

- Projeto e gerência de sistemas computacionais, incluindo redes de computadores.

 Projeto e gerência de sistemas para telecomunicações.

- Desenvolvimento e teste de software.

 

 

 

Fique de olho:

Alguns cursos possuem ênfase em Engenharia de Software e há instituições que já oferecem o curso de modo independente. Enquanto o engenheiro da computação tem foco maior na máquina, no hardware, o engenheiro de software é o profissional que projeta e desenvolve softwares, tanto do ponto de vista da arquitetura como da programação.

Domínio de língua estrangeira e pós-graduação também são diferencias para o profissional que pretende se destacar no mercado.

 

Engenharia da Computação

 

 

Fontes: Portal G1, Portal IG, Guia do Estudante, PUC, UFMSFaculdade Anhanguera, Wikipedia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Loja Construir
Engenharia da Computação
4 votes, 4.00 avg. rating (81% score)

Veterana em Edificações do IFSP, é desde 2008, graduada também na área de humanas .