Dicas preciosas de como estudar matemática/cálculo!! Carreiras

matemática-dicas-estudo-2
No ensino médio a MAIOR dificuldade de uma grande parte das pessoas é, sem dúvida, a Matemática. Quando chega na faculdade, esse terror de muitos passa a ser as disciplinas de Cálculo. Já é comum as pessoas chegarem com medo, simplesmente porque os outros falam. E qual a maior dificuldade delas? Para mim, está no método de estudo dessas matérias. As pessoas lidam com elas como se fossem qualquer outra, como Biologia, Química, a própria Física, que também tem relação direta, etc. Mas não é assim! A matemática e o cálculo requerem métodos próprios de estudo, e sem eles, na maioria das vezes, cria realmente uma certa dificuldade.

 

Para ajudar aqueles que sentem essa dificuldade, apresentamos abaixo algumas dicas preciosas de como estudar esse tipo de matéria. Eu, por exemplo, sempre usei algumas delas, que me ajudaram muito a superar certos obstáculos.

 

matemática-dicas-estudo-3


 

Para estudar, é recomendado que:

Loja Construir
- Resolva muitos, mas muitos exercícios, e por ordem de dificuldade. Comece pelos mais fáceis e vá avançando aos poucos.
- Faça os exercícios sozinho. Uma pessoa fazer e você olhar, simplesmente acompanhando, não te faz aprender.
- Entenda o enunciado, pois isso é essencial. Leia quantas vezes for necessário. Leia por partes, devagar, com calma, e entenda.
- Tente retirar a dúvida voltando ao enunciado. Muitas vezes a parte que você não entendeu ou que não está saindo do papel já está ali, na sua cara, simplesmente no enunciado.
- Anote os dados. Leia atentamente o que é pedido e já deixe anotado, com um esquema de tabela, aquilo que o problema já disponibiliza.
- Confira os dados e esteja sempre atento ao que escreve. Um número errado, ou um sinal, pode comprometer todo o desenvolvimento.

 

Mas e durante a aula, como se portar?
- Seja participativo sempre e não tenha vergonha de tirar uma dúvida. Aluno burro é aquele que deixa de tirar as dúvidas, e não aquele que faz uma pergunta que pode soar besta para outros.
- Seja participativo também quando não tiver dúvidas. Isso não é querer aparecer, e sim um método de fixação da matéria. Além disso, nem sempre você resolveu da mesma maneira que os outros, e o resultado pode ser o mesmo e a resolução não estar correta, então é importante saber o que fazer em determinados casos.
- Já sabe a matéria? Acha ela fácil? Mais um motivo para dar muita atenção e participar de tudo. Não ignore uma correção ou uma explicação.
- Corrigir o exercício é muito importante, e esses momentos em aula não são para bater papo. Isso se faz em casa ou no intervalo.
- Não conseguiu resolver um problema e o professor corrigiu? Se tiver como, tira uma foto ou pegue a resolução com um colega depois. Ouça ele falando e tente resolver sozinho, e só assim aprenderá.

 

Saí da aula e estou em casa.. e agora?
O momento em casa, sozinho, é o de melhor aproveitamento.
- Primeiramente deve-se exaltar a importância de rever a matéria/fazer no mínimo um exercício TODOS os dias. Todos! A prática leva à perfeição, e se ela for constante, será muito mais fácil não esquecer de nada.
- Resolva os exemplos do livro. Eles normalmente vem com resolução e abordam os pontos mais importantes da matéria.
- Quando for resolver um exercício, consulte a matéria e tenha muita atenção.
- Refaça aquilo que foi feito em sala. É o momento também de fazer aquele que o professor resolveu e você, para melhor aprendizado, não copiou. Depois pegue com alguém e confira, para saber se acertou. Se tiver errado, será fácil encontrar o erro.
- Pegue sempre os exercícios básicos e leia novamente. Eles dão base para os mais elaborados, que contém uma “mistureba”.
- Confira resultados. Fazer o exercício e não se preocupar se está certo ou não é a mesma coisa que nada.
- Não desista dos exercícios que não conseguir. Se necessário, recorra à internet e a outros recursos. Esses que são os melhores e a sensação de conseguir fazer após muitas tentativas é simplesmente inigualável.

 

matemática-dicas-estudo

 

E você, segue algumas dessas dicas? Se não, é uma boa hora para seguir e gostar dessa área tão envolvente. Imprima as dicas, distribua, e siga, para que consiga sempre mostrar o seu potencial.

 

 

Fonte: Blog da Engenharia
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Loja Construir
Dicas preciosas de como estudar matemática/cálculo!!
0 votes, 0.00 avg. rating (0% score)

Tenho 18 anos e sou estudante de Engenharia Civil da Univix – Faculdade Brasileira, em Vitória, Espírito Santo.