Dicas de como comprar Bloco de Concreto. Parte II Engenharia Civil

6

Famílias de blocos (legos) – Há duas famílias de blocos, ambas com 19 cm de altura, mas que diferem no comprimento (29 cm e 39 cm). A família de 39 cm tem variações na largura (9, 14 cm e 19 cm), enquanto a de 29 cm possui apenas o bloco de 14 cm de largura. Estas são as medidas estabelecidas. Não compre peças com metragem diferente.

Superfície uniforme e cantos vivos – Arestas irregulares indicam problemas no processo de compactação do concreto. Blocos com cantos quebrados indicam baixa resistência.  Além disso, quanto mais perfeito e homogêneo o bloco, maior a economia com revestimentos de argamassa.

Porosidade – Blocos porosos, com resistência inferior, tendem a quebrar facilmente. Para evitar prejuízos, faça testes derramando um pouco de água sobre o bloco. Se a água for absorvida com facilidade, ele tem baixa resistência e proporções incorretas dos componentes do concreto. Outro teste é mergulhar a peça na água: se surgirem muitas bolhas, falta qualidade.

Blocos vazados – Não comprar blocos que tenham o fundo fechado (com exceção das canaletas). Blocos de concreto normalizados sempre são vazados e a argamassa aplicada apenas sobre as paredes dos blocos.

Loja Construir

Ouça o bloco – Bata levemente um bloco no outro. O som de peças bem compactadas é mais estridente, enquanto os mais porosos produzem sons mais suaves.

 

Transporte

Peça ao lojista para entregar o material paletizado, devidamente protegido com filme plástico “stretch” e identificado, o que permitirá o rastreamento do lote. A rastreabilidade é uma exigência do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

Preço – Faça uma pesquisa de mercado. Desconfie de preços abaixo da média regional.

Fonte: Brasil engenharia

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Loja Construir
Dicas de como comprar Bloco de Concreto. Parte II
0 votes, 0.00 avg. rating (0% score)