Dicas de como comprar Bloco de Concreto. Parte I Engenharia Civil

6

Na hora da compra

Selo de Qualidade

A presença do Selo de Qualidade, desenvolvido pela ABCP para assegurar o cumprimento dos procedimentos determinados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) – NBR 6136 e 12118 -, atesta que os blocos de concreto foram fabricados em conformidade com as normas brasileiras. Para o consumidor, o selo é uma garantia de produto de qualidade. O alerta também se estende ao lojista, pois o revendedor deve exigir que o fabricante cumpra as normas ou apresente o Selo de Qualidade em seus produtos.

Armazenamento – No ato da compra, é preciso informar o tipo de bloco solicitado (de vedação ou estrutural), bem como a quantidade exata e a programação de chegada. Depois do recebimento do material, deve-se armazenar as peças em local adequado, separando-as por tipo, dimensão e resistência. Isso facilita o manuseio e controle de qualidade, evitando quebras.

Peso – A variação de peso entre blocos do mesmo lote deve ser mínima – de modo a não haver variação de resistência. Peças leves representam porosidade e absorção de água superior.

Loja Construir

Dimensão exata – O bloco deve ter ângulos retos exatos. Meça as diagonais: elas devem ter a mesma medida.

Cor homogênea – Lotes de blocos com cor homogênea indicam um controle ideal no processo de fabricação e cura. Se blocos do mesmo lote apresentarem variação nas tonalidades de cinza, é possível que isso indique problemas na compactação do concreto ou na densidade do concreto, o que afeta a resistência das peças.

 Fonte: Brasil Engenharia 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Loja Construir
Dicas de como comprar Bloco de Concreto. Parte I
0 votes, 0.00 avg. rating (0% score)