Coração 3D – tecnologia camada-por-camada Tecnologia

Coração 3D

O número disponível de órgãos de doadores continua caindo e o número de pacientes que precisam, aumentando. Através da engenharia tecidual, pesquisadores estão trabalhando em maneiras de melhorar o desenvolvimento de órgãos artificiais, os quais poderiam um dia repor os órgãos reais, e fazer da lista de espera de órgãos, uma coisa do passado.

Agora uma técnica usada na montagem de circuitos integrados está sendo adaptada para a construção de moldes em três dimensões, nos quais tecidos biológicos podem se desenvolver.

Lisa E. Freed, a principal pesquisadora do projeto tanto no Laboratório Draper quanto no MIT, e Martin e. Kolewe, pós-doutorado no Instituto de Engenharia Médica e Ciência do MIT, adaptaram o método de montagem camada-por-camada, normalmente utilizado na indústria eletrônica.

coração3dEles começaram com uma estreita camada de um polímero poroso conhecido como ‘biorubber’, que contém orifícios microscópicos a intervalos regulares. Usando uma máquina programada, Freed e Kolewe empilharam de maneira precisa camadas de ‘biorubber’ uma por uma, alinhando seus poros. De acordo com um artigo publicado na “Technology Review”, os pesquisadores testaram sistematicamente vários padrões de orifícios e determinaram os que poderiam produzir junções entrelaçadas semelhantes às musculares.

Loja Construir

Além disso, as células do coração batem em resposta aos estímulos elétricos.

Embora ainda existam alguns desafios para se superar como, por exemplo, tornar o tecido espesso o suficiente para comportar vasos sanguíneos, o sistema relativamente simples que Freed e Kolewe desenvolveram abre as portas a novas oportunidades, já que ele proporciona um controle preciso da organização da rede de poros.

 

Fonte: Technology Review

Texto de Fabiana Martins especialmente para o blog Engenharia do Futuro.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Loja Construir
Coração 3D – tecnologia camada-por-camada
0 votes, 0.00 avg. rating (0% score)

Engenharia do Futuro

Espaço para engenheiros e (futuros) engenheiros!!! São bem-vindos todos que gostam do mundo da engenharia!