Engenharia de Controle e Automação Carreiras,Sem Categoria

Capa

 

Primeiramente,  devemos esclarecer uma dúvida comum: “Qual a diferença entre as engenharias Mecatrônica e Controle e Automação? 

As duas engenharias partem, originariamente, de três áreas principais: mecânica, elétrica e computação.  A diferença fundamental entre elas está na ênfase colocada em cada uma dessas áreas. Enquanto a Engenharia Mecatrônica está mais ligada à parte mecânica;  a Engenharia de Controle e Automação está ligada à elétrica, com bastante ênfase em controle e automação. Portanto, fique esperto na hora de escolher o curso e a faculdade!!  

 

O que faz um engenheiro da área?

Engenheiro Controle Automação o que faz

O engenheiro cria, gerencia sistemas de controle para linhas de produção, transformando o trabalho manual em automatizado. Ele também é capaz de desenvolver sistemas de segurança da informação.  A atuação do engenheiro de controle e automação varia de acordo com a formação específica obtida durante curso. Por exemplo, no desenvolvimento de técnicas de controle; na manutenção de equipamentos já instalados; no ensino superior; na pesquisa; entre outros como:

 Automação comercial (Projetando sistemas automatizados de controle de equipamentos em edifícios comerciais e residenciais), Automação industrial (Manipulação de robôs industriais, além de desenvolvimento e implantação de projetos de automação em indústrias), Informática (Programação de equipamentos automatizados e projetos de sistemas de informação e bancos de dados) e Bioprocessos: (Projetando, construindo e operando aparelhos cirúrgicos ou equipamentos utilizados nas indústrias de biotecnologia).  

 

 Qual o piso salarial da categoria?

Para 6 horas diárias: Piso de 6 salários mínimos (aproximadamente 4 mil reais) 

Para 7 horas diárias: Piso de 7,5 salários mínimos (aproximadamente 5 mil reais) 

Para 8 horas diárias: Piso de 9 salários mínimos (um pouco mais de 6 mil reais) 

Observação: O engenheiro que trabalha 06 horas por dia deverá receber 06 salários mínimos, e aqueles que trabalham acima de 06 horas, deverão acrescentar, a cada hora, o percentual de 50%. (O piso apresentado aqui é calculado com base no salário mínimo de  678 reais)  

 

O mercado: Engenharia Controle Automação Mercado

A carência de engenheiros no país para implementar programas de infraestrutura e desenvolvimento econômico aquece o mercado para o profissional dessa área. “O aumento no uso de tecnologias de exploração e produção de petróleo e gás e a modernização do parque tecnológico estão entre as principais razões da valorização da carreira”, diz o coordenador do curso de Engenharia de Controle e Automação da Unicamp, Alberto Luiz Serpa. O Sul, Sudeste e a região da Zona Franca de Manaus são os principais centros de emprego. 

(Fonte: Guia do Estudante)  

 

Quais as exigências para se atuar na profissão?

- Ter diploma de graduação em Engenharia de Controle e Automação (ou curso com nomenclatura reconhecida pelo MEC).

- Estar registrado no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea).  

 

Regulamentação

Resolução nº. 427, de 05 de março de 1999,  com base na Lei 5.194, de 24 de dezembro de 1966,  discrimina as atividades profissionais do Engenheiro de Controle e Automação.  

Loja Construir

 

Na faculdade, qual a base da grade curricular?

Engenharia Controle e Automação Grade CurricularNos primeiros anos, o forte serão as aulas de matemática, física, química e informática. O aluno também estuda lógica digital, efeitos sociais da automação e sistemas processadores e periféricos. A partir do terceiro ano, misturam-se as disciplinas de Engenharia Mecânica, Eletrônica e Computação. Nas atividades em laboratório, o aluno aprende a desenvolver, a projetar, a analisar e a controlar máquinas operadas eletronicamente.

Algumas faculdades disponibilizam online suas gradesClique aqui para acessar a grade da Mauá e aqui para acessar a da Anhanguera.  

 

O estágio é obrigatório?

Sim.

 

Fique atento: 

Algumas faculdade e universidades oferecem este mesmo curso como habilitação de Engenharia Mecânica ou de Engenharia Elétrica. Outras, sob a denominações como Eng. de Automação Industrial; Eng. de Automação; Eng. Elétrica (Contr. e Autom.); Eng. Mecânica com ênfase em mecatrônica; Eng. Mecânica e Mecatrônica; Eng. Mecatrônica.      

 

Dica!!!   

Ao escolher a instituição de ensino, verifique se a mesma possui e/ou participa de campeonatos internos e externos, feiras ou semanas de tecnologia. Também é válido saber a respeito de pesquisas apoiadas pela faculdade. Um exemplo de instituição que possui tudo isso, é a IFSC. Clique aqui pra conhecer a semana de tecnologia ocorrida ano passado!

 

O Departamento de Automação e Sistemas (DAS) apresenta os projetos de pesquisa do Curso de Engenharia de Controle e Automação. Entre eles os robôs comandado por controle remoto, que podem ser manipulados por quem visitar o estande 136, localizado nas tendas. Foto: Henrique Almeida/Agecom

Apresentação de projetos de pesquisa do Curso de Engenharia de Controle e Automação em feira da UFSC. Entre eles, os robôs comandados por controle remoto.

 

 

Fontes: ConfeaUFSCIFSCMauáAnhanguera,  Guia do EstudanteGuia de Carreiras – G1Wikipedia

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Loja Construir
Engenharia de Controle e Automação
0 votes, 0.00 avg. rating (0% score)

Veterana em Edificações do IFSP, é desde 2008, graduada também na área de humanas .