Conheça os 11 vulcões mais perigosos do MUNDO! Curiosidades

Lusika33Volcano_interna

Um vulcão é uma estrutura que aparece quando alguns elementos como magma e gases escapam para a superfície após uma sobreposição de placas tectônicas. Forma-se uma montanha rochosa em formato cônico, com uma ponta de escape, que pode vir ou não a ter erupções, que é quando o magma, pressionado pela rocha líquida chamada de lava, é expelido, e pode vir a causar grandes desastres naturais. Ele sai em temperaturas muito elevadas e libera gases tóxicos, sem falar na cinza vulcânica que toma os céus dos arredores.

Veja agora os 11 vulcões mais perigosos do mundo:

1. GALERAS

GALERAS

 

O vulcão Galeras é localizado na Colômbia, mais especificamente no topo da Cordilheira dos Andes, próximo à capital Pasto. Seu topo atinge os 4.276 m de altitude em relação ao mar, e é extremamente ativo. Ele entra em erupção pelo menos uma vez por ano, quase todos os anos, desde 2000, onde entrou em atividade. Além de tudo ele é extremamente imprevisível, tanto que certa vez, quando uma equipe formada por 6 cientistas e 3 turistas foram subir para estudar e avaliar os riscos que ele oferecia, entrou erupção, matando todos.

 

2. MAUNA LOA

MAUNA LOA

 

O grande Mauna Loa fica em umas das ilhas localizadas no arquipélago do Havaí, estado pertencente aos Estados Unidos.  Ele é definido como Vulcão escudo, pois solta grande quantidade de lava no decorrer do tempo e cria uma longa largura. Este, por exemplo, tem 120 km de diâmetro. Sua altura é de 4169 m e por ser pouco inclinado, possui um “lago” de lava, que ocasionalmente enche e transborda, e por ter pouca viscosidade, cria rios de lava que avançam em alta velocidade e queimam tudo o que fica em seu caminho. Ele está ativo há aproximadamente 400 mil anos, sendo que veio à superfície a 700 mil. Houveram 33 erupções em sua história, e a última foi em 1984.

 

3. MONTE MERAPI

MONTE MERAPI

 

Este é realmente um perigo. Muito íngreme e libera grande quantidade de lava quando entra em erupção, podendo percorrer até 13 km a 110 km/k. Ele é bem rápido e muito perigoso para quem mora aos seus arredores. Ele fica na Ilha de Java, na Indonésia. Quando entra em erupção, tem grande índice de mortes, sendo que em 1930 matou 1300. Sua altura é 2.968 m e é o vulcão mais ativo do país, que está justamente numa área de encontro de placas. Sua última erupção aconteceu em 2010 e desabrigou 320.000 pessoas, deixando 353 mortos.

 

4. MONTE SANTA-HELENA

MONTE SANTA HELENA

 

Localizado no estado americano de Washington faz parte da Cordilheira das Cascatas e é simplesmente um dos mais ativos do mundo. Sua última erupção aconteceu em 10 de julho de 2008, sem que houvesse mortos. Infelizmente não é assim sempre. Em 1980 houveram 57 mortos. Sua altura é de  2.550 m atualmente, pois na década de 80, após entrar em erupção após 127 anos de inatividade, a explosão fez com que 400 metros simplesmente fossem aos ares. Sua extensão também teve 2km de aumento.

 

5. POPOCATEPETL

POPOCATEPETL

 

Esse é grande e muito temido pelos moradores ao redor. Fica no México e tem nada menos que 5426 metros de altitude, que foram formados após uma sequência de erupções, que fizeram seu formato cônico, classificando-o como estratovulcão. Ele encontra-se ativo e tem em sua periferia, cerca de 9 milhões de habitantes. Fica a 60km da capital mexicana, a Cidade do México,e entrou em erupção pela última vez em julho deste ano, exalando muita fumaça, pequenos tremores e liberou cerca quantidade de lava.

 

6. SAKURAJIMA

SAKURAJIMA

 

O Sakurajima é também chamado de estratovulcão e antigamente era localizado em uma ilha que tinha o mesmo nome. Uma forte erupção com um grande fluxo de lava fez com que, em 1914, ela se juntasse à ilha de Kyūshū, na Península de Osumi. Ele está ainda em atividade e de tempos em tempos libera cinzas vulcânica que fica sobre as cidades ao redor.

 

7. TAAL VOLCANO

Loja Construir

TAAL VOLCANO

 

Com o nome, em português, de Vulcão Taal, o estratovulcão e fica nas Filipinas, mais precisamente na ilha de Luzon. Fica a 50 km da capital filipina, a cidade de Manila, e está dentro de um lago. Ele é alvo de não tão frequentes, mas de violentas ações vulcânicas que já mataram mais de 6000. Por esse motivo foi apelidado pelo povo de lá como “Vulcão da Década”, visando maior atenção e possibilidade de estudos para a prevenção desses desastres que tanto amedrontam as pessoas. Desde 1572 33 erupções foram registradas.

 

8. TUNGURAHUA

TUNGURAHUA

O vulcão Tungurahua fica na região central de equador e tem o mesmo nome da província na qual fica localizado. Sua altitude é de 5.023 m e teve sua última erupção datada em 2013 e gerou muito medo. Após a ação vários tremores e explosões foram registrados no massar dos dias, e muitos gases foram liberados, deixando os cientistas preocupados com possíveis desastres.

 

9. ULAWUN

ULAWUN

 

O Ulawun é outro estrato vulcão, mas dessa vez fica em Papua Nova Guiné. Ela é a formação montanhosa mais alta do Arquipélago de Bismarck, tem 2334 m. É pequeno em relação à vários outros ao redor do mundo, mas é muito perigoso, pois ao seu redor há milhares de pessoas, essas que vivem preocupadas com suas fortes atividades. Ele sofre frequentes pequenas explosões que são, de certa forma, inofensíveis, mas teme-se, logo que a área que pode atingir é de aproximadamente 100 km².

 

10. VESÚVIO

VESÚVIO

 

Este acredito que todos conheçam. O enorme vesúvio é também um estratovulcão e fica localizado no golfo de Nápoles, na Itália. Ele também não é grande, tem cerca de 1.281 m. Ele ainda encontra-se em atividade e apresentou algumas pequenas explosões, que mesmo sem efeito, amedrontaram a população de 3 milhões que está nos seus arredores. Sua última explosão foi em 1944 e não teve destruição nem comparada à do ano de 79 d.C. Entenda:

vesúvio..

 

A sua área era cercada pelo por uma cidade, chamada de Pompéia, que era pertencente ao império Romano. Uma grande erupção ocorreu no dia 24 de agosto do ano citado, e destruiu praticamente toda a cidade. Matou nada menos que 16 mil pessoas, o equivalente a 80% de sua população e poucas horas após a atividade. Houve uma chuva de cinzas muito intensa, que simplesmente encobriu toda a cidade, misturando-se à lava expelida pelo grande vulcão. As pessoas foram envoltas com essa cinza e ao barro, que veio descendo com a montanha. Toda essa civilização permaneceu-se oculta, não tinha-se noção de sua existência, por nada menos que 1600 anos, quando, por acaso, foi encontrada. As pessoas estão do jeito que foram encobertas, e a cena pode ser reconstituída, levando a entender o que houve.

 

11. YELLOWSTONE CALDERA

YELLOWSTONE CALDERA

 

A Yellowstone Caldera é uma caldeira vulcânica localizada nos Estados Unidos, no parque de Yellowstone. Ele é sem dúvidas o maior e mais temido do mundo, considerado um Super Vulcão. Sua erupção poderia durar semanas e provocar efeitos em todo o mundo. Alguns irreparáveis, outros que ficariam por meses ou anos. Boa parte de seu magma é eruptivo, o que já é ruim, e para completar, sua cratera tem nada menos do que 90 km de diâmetro. Sua atividade seria realmente catastrófica e poderia matar milhões de pessoas e extinguir espécies de plantas e de animais.

 

Fontes: Muitos posts, Superinteressante;

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Loja Construir
Conheça os 11 vulcões mais perigosos do MUNDO!
1 vote, 1.00 avg. rating (53% score)

Tenho 18 anos e sou estudante de Engenharia Civil da Univix – Faculdade Brasileira, em Vitória, Espírito Santo.