Um chinês de 76 anos repara fotos antigas gratuitamente!! Curiosidades,Tecnologia

Recuperação de fotos antigas 2

Quando eu era criança, as fotos eram caras, de difícil acesso para as classes menos favorecidas. Eu mesma praticamente não tenho fotos de minha infância. Com oito filhos para criar, meus pais direcionavam todo dinheiro que entrava no orçamento para dois objetivos principais: alimentos e estudos. Roupas? Ah, passavam de um filho pra outro… eu tinha uma blusa de lã bordô que já havia passado por uns três irmãos mais velhos. Então, imagine se tinha grana pra gastar com fotos!? No máximo era um monóculo com a “fotinho” dentro que tirávamos quando chegava um circo novo na cidade (a cada par de anos!). Quem foi criança na década de 80 deve se lembrar bem: era um “monóculo” e falávamos “binóculo com foto dentro”. Era preciso fechar um olho para ver bem a foto que ficava lá no fundo.

 

binóculo com foto dentro 2

 

Atualmente, com a popularização da fotografia digital, temos várias imagens da família inteira armazenadas no computador, no celular, além das montagens que postamos no youtube com música de fundo, instagram, blogs, facebook, etc. Nossos filhos, netos e bisnetos conhecerão a família  a partir das imagens que registramos hoje. Mas, e as fotos antigas, impressas, já amareladas pelo tempo e que estão se despedaçando no fundo do baú?? Cada foto tem uma história e valor único, pois representa um momento importante de nossas vidas ou de entes queridos. Essas fotos podem ser digitalizadas e recuperadas em um software especializado como o Photoshop, por exemplo. Mas é um trabalho minucioso e não é para qualquer um, pois exige muito tempo e domínio do programa. Além disso, é um serviço caro que não cabe no bolso de todos.

Mas um chinês de 76 anos tornou esse trabalho acessível em seu país e ganhou grande respeito entre os chineses. Baojun Yuan é um membro da Associação Chinesa Sênior de Fotógrafos e já recuperou digitalmente mais de 2.000 fotos antigas nos últimos 16 anos e… gratuitamente!! Sim, é realmente impressionante: com 60 anos esse notável chinês foi aprender Photoshop, prova de que nunca é tarde para começarmos algo novo.

Loja Construir

 

Baojun Yuan

 

Certa vez, quando questionado sobre o motivo de não cobrar por seus serviços, Baojun Yuan humildemente respondeu: “Minha professora me ensinou a recuperar a  foto, mas se esqueceu de me falar como cobrar.”  Mas os sorrisos das pessoas nas fotos que recupera talvez não tenham preço! Quem sabe não é a satisfação de fazer os outros felizes ao resgatar suas lembranças que realmente o move a fazer esse incrível trabalho totalmente de graça!

Confira o resultado: as fotos parecem 100% novas!!

 

Recuperação de fotos antigas

 

E você? Já estudou seus filhos e tem o sonho antigo de fazer a primeira faculdade!? Ou ainda está no ensino médio e já acha que não conseguirá fazer a tão sonhada faculdade por diferentes motivos?? Inspire-se nesse exemplo de vida e faça logo a inscrição para o vestibular!! Não tem grana?? O governo financia. Mora longe da instituição de ensino? Faça uma faculdade à distância pela internet. Tem dificuldades em alguma matéria? No youtube há milhares de videoaulas gratuitas de faculdades renomadas. Chega de desculpas para não realizar seu sonho! Hoje em dia só não estuda quem não quer!!

Fontes: Interesting Engineering, Unbelievable-facts

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Loja Construir
Um chinês de 76 anos repara fotos antigas gratuitamente!!
0 votes, 0.00 avg. rating (0% score)

Seguidora de Cristo, casada, arquiteta, professora universitária e blogueira, dedico muitas horas do meu dia gravando videoaulas de AutoCAD e Revit . Sou a idealizadora do blog Engenharia do Futuro e vários outros vinculados ao site www.construir.arq.br. Minha verdadeira vocação: ser professora!!! Visitem meu canal no youtube para conhecer um pouquinho de meu trabalho: www.youtube.com.br/robertavendramini.