Barragem ‘Gordon Dam’ em Strathgordon, na Tasmânia Engenharia Civil,Sem Categoria,Tecnologia

barragem princ

Bem, antes de começarmos a falar especificamente sobre essa barragem, vamos procurar pelo conceito da mesma. Barragens são construídas com o intuito de acumular o máximo de água possível. Esse acúmulo pode ser feito através da água da chuva ou pela captação da água do próprio rio ali existente.

De forma simples, elas são construídas da seguinte maneira: une-se as duas margens, assim aprisionando a água em uma espécie de represa, daí digamos que ela não terá aonde ir.

Mas você deve estar se perguntando a razão pela qual há esse acúmulo de água. Bem, atualmente, barragens são importantes, pois devido ao que fazem, permitem que haja água potável canalizada em grandes metrópoles mundiais. Afinal, de onde mais conseguiriam tirar água própria para o consumo em uma um local caracterizado por ser poluído, grande e sujo?

Agora que já falei sobre barragens em geral, vamos falar de uma especial e a do tema deste artigo: A barragem Gordon Dam, em Strathgordon, na Tasmânia, uma ilha localizada na Oceania. Sobre os seus números, ela apresenta uma extensão de 192 metros e uma altura de 140 metros. Incrível. A Tasmânia é um local no qual 502 600 habitantes e essa barragem é responsável por 13% da demanda de eletricidade no local. A usina presente é alimentada pela água do lago Gordon.

A construção dessa barragem só foi possibilitada através de uma espécie de doação que o Governo Federal da Austrália realizou. Uma doação equivalente a 5 milhões de dólares.

A construção de uma barragem praticamente sempre atende a 4 passos primordiais: o projeto, a construção, a exploração e a observação.

A Gordon Dam foi a única construída no Rio Gordon, apesar de haver alguns planejamentos para construções de novas barragens em outros locais do mesmo rio.

Mesmo vendo as imagens dessa barragem, não temos noção de sua imensidão. É realmente uma grande obra e com uma grande finalidade. Como toda grande obra, é certo que depende de algumas “coisinhas” para conseguir funcionar. Bem, vamos comentar sobre algumas delas.

Loja Construir

A turbina da imagem é responsável por ligar o terceiro eixo da turbina para o rotor (nome dado à parte móvel, por oposição a estator, que é a parte fixa, nas máquinas eléctricas, nas turbinas, nos compressores, etc.). O rolamento no topo suporta a carga do veio de turbina. O rolamento inferior é principalmente para o alinhamento.

barragem 1

 

Já nessa outra imagem, a válvula mostrada é o principal meio de desligar a válvula de borboleta para segunda turbina.

barragem 2

 

Por fim, estator e rotor para a segunda turbina. A porta clara no primeiro plano permite a visão do rolamento lubrificante.

barragem 3

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Loja Construir
Barragem ‘Gordon Dam’ em Strathgordon, na Tasmânia
1 vote, 5.00 avg. rating (93% score)

Tito Ribeiro

Estudante de Engenharia Civil da Univix – Faculdade Brasileira, em Vitória, Espírito Santo.