As novidades tecnológicas de 2013 – (Parte III) Tecnologia

Captura-de-Tela-2013-12-22-às-12.00.42

A cada ano que passa mais coisas aparecem no mercado tecnológico, e sempre impressiona aqueles que gostam tanto desses novos brinquedos. O ano de 2013, especialmente, várias novidades bem diferentes apareceram, entre eles o google glass, que muda grandiosamente o modo como lidar com a tecnologia. Impressora 3D, que vem atuando até na área médica e os jogos que apareceram e renderam mais do que o esperado. Veja quais foram as novidades tecnológicas em 2013, que foram divididas em quatro artigos. (Parte I, Parte II, Parte III, Parte IV).

 

13 – Os Drones são veículos de voo sem tripulação, controlados por computador.  Este ano eles ganharam certo destaque na mídia por entrarem em maior uso, como por exemplo no jornalismo. A Folha de São Paulo utilizou-os durante os protestos em São Paulo, fazendo uma cobertura completa sem a preocupação de ficar subindo em helicópteros e toda a burocracia brasileira. A amazon recentemente divulgou que a sua pretensão é utiliza-los para fazer a entrega de produtos comprados online, o que revolucionaria o sistema de entregas.

retrospectiva-tecnologica-2013-2

 

14 - O Facebook estava pensando em fazer uma modificação grande na interface da rede durante o início do ano. Durante o auge do orkut, rede social que obteve muito sucesso até o ano de 2011, uma modificação tão drástica foi feita e muitos usuários perderam a vontade de utilizá-la. Os técnicos do jovem Zuckerberg, é claro, não poderiam arriscar. O que fizeram então?  Disponibilizaram para apenas alguns usuários a modificação completa. O resultado foi negativo. Vários desses escolhidos para a nova versão simplesmente pararam de usar a rede, ou pelo menos reduziram muito a frequência de acesso. Certamente a opção de modificação foi repensada pela empresa, que não deve aplicar a todos.

 

retrospectiva-tecnologica-2013-4

 

15 - Os smartphones tem um mercado muito amplo, que como já dito anteriormente, vivia uma fase em que o iPhone dominada e nada mais era tão chamativo. Com a ascensão de outras gigantes como a samsung, o mercado deu a possibilidade de mais algumas aparecerem. A salfish, produzido pela empresa Jolla, de origem finlandesa, o Ubuntu OS, da Conical e o Firefox OS, desenvolvido pela Mozilla entraram no mercado e tentam ganhar espaço. O último, por exemplo, vem sendo vendido a partir de R$ 270,00 e tem modelos simples e elaborados.

retrospectiva-tecnologica-2013-7

Loja Construir

 

16 - O sistema operacional Chrome OS foi desenvolvido pelo Google, que tenta expandir a marca, que já vem sendo tanto usada com seu navegador leve, rápido e funcional. Ele vem instalado nos Chromebooks, que chegaram ao Brasil no primeiro semestre deste ano através de máquinas da Acer. O modelo no qual veio instalado é o Acer 710, que tem 11,6 polegadas, 16 GB de armazenamento e processador dual-core. O porquê desse pouquíssimo espaço de armazenamento? Simples, como o chrome vem de um sistema operacional, o que predomina é o sistema da nuvem, que guardará todos os arquivos.

 

retrospectiva-tecnologica-2013-12

 

17 - O novo windows, o 8, foi muitíssimo criticado por quem acompanha a tecnologia, que não gostou da nova interface e da maneira como o menu iniciar foi modificado. Após grande reprovação, a windows finalmente liberou a atualização, o Windows 8.1. O que mudou? A atualização de outubro colocou novamente o botão iniciar, mas que é mais como uma guia do que um novo recurso, ele redireciona o usuário para a tela de quadrados coloridos, onde tudo acontece. O que mudou mais foi para os usuários da tecnologia touchscreen, que ganharam novas funções que melhoraram o desempenho do sistema operacional.

retrospectiva-tecnologica-2013-13

 

18 – A cada dia que passa é incrível como a imagem dos televisores aumenta e a maneira como eles tornam-se mais interativos. O que chegou agora de novidade, após as TV’s de LED e com imagem Full HD foi a tv 4k. Com a copa do mundo chegando, as empresas resolveram ousar e tentar esse novo mercado. Esse modelo de imagem tem quatro vezes maior resolução do que as tops de linha que estavam antes de sua chegada. O único problema é: para quê ter uma imagem tão boa se as emissoras ainda não produzem nada com qualidade adequada?

retrospectiva-tecnologica-2013-14

 

 

 

Fonte: UOL.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Loja Construir
As novidades tecnológicas de 2013 – (Parte III)
0 votes, 0.00 avg. rating (0% score)

Tenho 18 anos e sou estudante de Engenharia Civil da Univix – Faculdade Brasileira, em Vitória, Espírito Santo.