As novidades tecnológicas de 2013 – (Parte I) Sem Categoria,Tecnologia

retrospectiva-tecnologica-2013-capa

A cada ano que passa mais coisas aparecem no mercado tecnológico, e sempre impressiona aqueles que gostam tanto desses novos brinquedos. O ano de 2013, especialmente, várias novidades bem diferentes apareceram, entre eles o google glass, que muda grandiosamente o modo como lidar com a tecnologia. Impressora 3D, que vem atuando até na área médica e os jogos que apareceram e renderam mais do que o esperado. Veja quais foram as novidades tecnológicas em 2013, que foram divididas em quatro artigos. (Parte I, Parte II, Parte III, Parte IV).

 

1 - Desta vez o que fez mais sucesso nas rede sociais foi a chegada dos vídeos. O aplicativo Vine, que permite postar vídeos de até 6 segundos, foi lançado e faz grande sucesso. Outras redes, como Twitter e Instagram, adequaram o sucesso que já faziam entre os internautas. O instagram permite vídeos de até 15 segundos com uma série de filtros, assim como pode ser feito com as imagens, e no Twitter é feito um plugin com outra rede que tanto cresceu no ano, o Youtube.

retrospectiva-tecnologica-2013-25

 

2 - “Tem whatsapp?”. Uma das perguntas mais comuns durante o ano. É um aplicativo de trocar mensagens utilizando a internet, onde podem ser feitos grupos, mudar imagens e vários outros recursos que melhoraram o recurso anterior, que era o envio de mensagens SMS. Mesmo sem fazer propagandas, o Whatsapp é o aplicativo de mensagem móvel mais popular do Brasil, estando em 76% dos smartphones do país. Como tudo muito usado, vem os problemas. É muito utilizado em fraudes e em pessoas tendo fotos, vídeos e conversas íntimas sendo compartilhadas de forma viral.

retrospectiva-tecnologica-2013-21

 

3 - Em dias chuvosos em algumas cidades, a locomoção torna-se realmente difícil. Algumas alagam, tenso que passar por locais alternativos, e em outras não há ônibus disponíveis para certos lugares, isso faz com que o uso do Táxi torne-se cada vez mais frequente. O problema é a dificuldade, em alguns lugares, de conseguir um desses. Com a popularização dos aplicativos de celular, alguém muito oportunista criou os aplicativo para chamar táxis. Várias cidades grandes como São Paulo, Rio, Vitória, Porto Alegre e Belo Horizonte aderiram à novidade e facilitaram a vida de quem precisa de um meio de locomoção.

retrospectiva-tecnologica-2013-22

Loja Construir

 

4 - O Marco Civil é um projeto que já está em andamento no congresso que poria em execução algo como uma constituição da internet. Ele foi relatado pelo deputado Alessandro Molon e tem várias leis, inclusive uma nova, acrescida ao projeto procurando que entre em ação mais rapidamente, que pune empresas que demoram a agir nos processos de remoção de conteúdo descrito como “pornografia de vingança”,que é a remoção de vídeos que foram divulgados sem consentimento dos “atores” e até mesmo prevê quais os planos de internet poderiam ser vendidos pelas operadoras de acordo com a velocidade. Por várias vezes ele esteve em pauta para ser votado pelo congresso, mas os deputados não conseguiram entrar em consenso e ele nunca entrou em votação.

retrospectiva-tecnologica-2013-19

 

5 - Como ficar famoso por causa de uma rede social? Antes a receita era complicada, mas estava limitada aos ambientes do Youtube e Twitter, locais onde personalidades como Felipe Neto e Pc Siqueira conseguiram reconhecimento. Este ano mudou um pouco o cenário e o Instagram foi potencial gerador de celebridades que passaram a ter muita gente acompanhando suas fotos com dicas de alimentação, musculação, vídeos, e fotos marcantes e criativas, assim como Gabriela Pugliesi, possuidora de milhões de seguidores que  leem todos os dias as suas dicas de saúde.

retrospectiva-tecnologica-2013-16

 

 6 - Depois de serviços que foram muito utilizados como o Kboing e o próprio iTunes, o público brasileiro ganhou mais uma opçã de sistema de música online. A vez foi da francesa Deezer. Não é um serviço inédito, como eu já falei, mas ela liberou cerca de 30 milhões de músicas por certo tempo para que os usuários aderissem ao serviço e percebessem a qualidade, pois só assim seria possível espalhá-lo.

retrospectiva-tecnologica-2013-18

Fonte: UOL.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Loja Construir
As novidades tecnológicas de 2013 – (Parte I)
0 votes, 0.00 avg. rating (0% score)

Tenho 18 anos e sou estudante de Engenharia Civil da Univix – Faculdade Brasileira, em Vitória, Espírito Santo.